Utentes contra fecho parcial da urgência pediátrica do HBA
O encerramento parcial das Urgências Pediátricas do Hospital Beatriz Ângelo (HBA) constitui um grave ataque ao acesso aos cuidados de saúde por parte das populações dos concelhos de Loures, Mafra, Odivelas e Sobral de Monte Agraço.
Graves consequências para a prestação de cuidados de saúde
Este serviço passou a funcionar apenas de segunda-feira a sexta-feira, entre as 9h00 e as 21h00, estando encerrado ao fim-de-semana. Entretanto, anteontem, 7, num encontro com os presidentes das câmaras municipais dos concelhos servidos por aquela unidade, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro garantiu que a urgência vai reabrir aos sábados e domingos, em horário ainda por definir, e poderá alargar-se o horário durante a semana.
O encerramento já concretizado levou à realização de uma acção de protesto, quinta-feira, 2, promovida pela Comissão de Utentes do HBA, que exige do Governo «medidas necessárias para inverter esta situação». O protesto contou com a presença de Duarte Alves, deputado do PCP na Assembleia da República, bem como de José Alberto Quintino, presidente da Câmara Municipal do Sobral de Monte Agraço, e dos presidentes das juntas de freguesia de Loures, Fanhões, Santo Antão e São Julião do Tojal, entre outros eleitos da CDU nos órgãos autárquicos dos concelhos lesados.
O Executivo da Comissão Concelhia de Odivelas do PCP apelou entretanto à população que manifeste «a sua total discordância com esta situação que trará graves consequências para a prestação de cuidados de saúde aos utentes».
Falta de condições
No dia 28 de Fevereiro, os chefes de equipa do Serviço de Urgência Geral do HBA apresentaram a sua demissão devido à falta de condições.
Nesse mesmo dia, a Câmara de Loures, por proposta da CDU, aprovou por unanimidade, uma moção onde se exige ao Governo que «tome todas as medidas urgentes que permitam contratar os profissionais necessários para assegurar o atendimento urgente neste hospital».