Acções públicas pela paz hoje, amanhã e sábado
É já hoje, amanhã e sábado que se realizam, em vários pontos do País, as acções «Parar a guerra! Dar uma oportunidade à paz!», promovidas pelo CPPC com o apoio de várias organizações de diversas áreas de intervenção.
Exige-se o fim da confrontação e da guerra e a aposta na diplomacia
Hoje, quinta-feira, há três iniciativas públicas, todas às 18h00: em Lisboa, no Largo de Camões; em Setúbal, no Largo da Misericórdia; e em Évora, no Largo Camões. Amanhã, 17 de Fevereiro, também às 18h00, há acções em Coimbra, no Largo da Portagem, e em Corroios, concelho do Seixal, na estação ferroviária. No sábado, 18, é a vez do Porto. A concentração está marcada para as 16h00 na Praça da Batalha.
No dia 11, em Viseu, realizou-se a primeira destas acções, com uma concentração no Rossio e a distribuição do Apelo «Parar a guerra! Dar uma oportunidade à paz!», sob o qual decorrem todas as iniciativas. Nele, exige-se o fim da confrontação, da guerra e da escalada armamentista, a insistência na diplomacia e na solução política dos conflitos, o combate a todas as expressões de fascismo e xenofobia e o respeito pela Carta das Nações Unidas, a Acta Final da Conferência de Helsínquia e a Constituição da República Portuguesa.
Afirmar a paz e a solidariedade
No mesmo dia 11, o CPPC e a Liga Operária Católica – Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC-MTC) promoveram a sessão pública «A Paz: anseio e direito dos povos», na Escola Superior de Educação de Viseu, onde foi inaugurada a exposição reclamando a adesão de Portugal ao Tratado de Proibição de Armas Nucleares. Intervieram Ilda Figueiredo, presidente da Direcção Nacional do CPPC; Deolinda Machado, coordenadora da LOC-MTC na Diocese de Lisboa, e Sérgio Dias Branco, professor universitário e Leigo da Ordem Dominicana.
Já no dia 5 o CPPC tinha promovido um almoço pela paz em Albufeira, que serviu também de apelo à participação nas iniciativas dos próximos dias. Na véspera, o CPPC e a Universidade Popular do Porto realizaram uma sessão em torno do filme Hiroxima mon Amour, centrada na exigência do desarmamento nuclear. No dia 27, às 21 horas, a Junta de Freguesia de Matosinhos acolhe uma sessão do CPPC, com Ilda Figueiredo, o professor Rui Pereira e o especialista em Relações Internacionais Ricardo Santos. Às 18h30 do dia seguinte, no Clube Estefânia, será exibido o filme «Life is Waiting, numa sessão que conta com a participação de Omar Mih, representante em Portugal da Frente Polisário, do Sara Ocidental.