CNA alerta para quebra de rendimento na Agricultura

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) considera preocupantes os dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), que apontam para uma descida de 11,8 por cento no rendimento da actividade agrícola em 2022, impulsionada pelo decréscimo do Valor Acrescentado Bruto (-10,7 por cento) e pelo aumento dos preços dos factores de produção (+26,6 por cento).

Esta descida confirma aquilo que a CNA, as suas filiadas e os pequenos e médios agricultores têm denunciado, particularmente neste último ano, em que se agravaram de forma dramática as dificuldades no sector, sem que o Governo e o Ministério da Agricultura tenham tomado as medidas necessárias para as solucionar.

«O aumento brutal dos custos dos factores de produção (alimentos compostos para animais [+34,5 por cento] e adubos e correctivos de solo [+38,6 por cento], muito impulsionado por uma forte especulação, teve um impacto negativo no rendimento dos agricultores, que não conseguem escoar a produção a preços justos e capazes de compensar estes aumentos», lembra a Confederação, em nota de 15 de Dezembro.

Aveiro
No dia 11 de Dezembro, realizou-se em Válega a Assembleia Eleitoral da União dos Agricultores e Baldios do Distrito de Aveiro, seguida de um almoço-convívio com dezenas de agricultores. Entre os principais problemas, particularmente no sector leiteiro, falou-se da não actualização de preços justos à produção e o aumento dos factores de produção, que colocam em risco dezenas de explorações.

 



Mais artigos de: Nacional

«Os Verdes» fazem falta ao planeta e ao País

«Os Verdes» reuniram, no sábado, o seu Conselho Nacional para analisar a situação eco-política do País, e assinalaram os 40 anos do partido, numa sessão com intervenções políticas, inauguração de exposições e um momento musical.

Serpa aprova desagregação de freguesias

A Assembleia Municipal de Serpa aprovou, por unanimidade e aclamação, a proposta de desagregação da União das Freguesias de Vila Nova de São Bento e de Vale Vargo, que terá de ser validada pela Assembleia da República (AR).

Espinho contra o aumento do custo de vida

Promovido pelo movimento «Os mesmos de sempre a pagar», no domingo, 18, realizou-se uma concentração no Largo da Graciosa, em Espinho, contra o aumento do custo de vida». Presentes estiveram também dirigentes do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), do Movimento de Utentes dos Serviços...

Estudantes universitários apontam luta como caminho

A Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (AEFCSH) da Universidade Nova de Lisboa, em conjunto com outras estruturas representativas de estudantes, realizou, no dia 15 de Dezembro, uma conferência de imprensa onde se deu conta das diversas dificuldades vividas pelos estudantes do Ensino...