Serpa aprova desagregação de freguesias

A Assembleia Municipal de Serpa aprovou, por unanimidade e aclamação, a proposta de desagregação da União das Freguesias de Vila Nova de São Bento e de Vale Vargo, que terá de ser validada pela Assembleia da República (AR).

«Cumpriu-se a vontade das populações»

Em comunicado divulgado na segunda-feira, 19, a Câmara Municipal de Serpa (CMS) refere que a agregação das freguesias de Vila Nova de São Bento e de Vale de Vargo, em 2013, no âmbito da chamada «Lei Relvas», implementada pelo governo PSD/CDS, «não teve em conta as especificidades de cada freguesia, a sua cultura e características próprias».

«A extensão da União das Freguesias colocou em causa a proximidade com os fregueses», sublinhou a CMS, acrescentando que a agregação agravou a «falta de meios para responder de forma atempada e efectiva, impactando negativamente no desenvolvimento social, coesão e identidade que se pretende para este território».

Sintra e Algarve
Também a Assembleia Municipal de Sintra aprovou por unanimidade a reposição das freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro, Montelavar, São João das Lampas, Terregem, Queluz e Belas. «Cumpriu-se a vontade das populações, que fizeram desta injustiça – a entrada em vigor da “Lei Relvas” – força para lutar», assinalou a CDU.

No Algarve foram extintas 33 freguesias e criadas por via administrativa 16 uniões de freguesia, retirando às suas populações capacidade reivindicativa, autonomia e identidade cultural. Destas 33 freguesias que em 2013 foram agregadas, existem neste momento várias em que o processo de desagregação está a avançar: Conceição e Estoi (Faro); Bensafrim e Barão de São João (Lagos); Alcantarilha e Pêra e Algoz e Tunes (Silves); Fuzeta e Moncarapacho, Olhão; Benafim, Querença e Tôr, Loulé. Em todos estes processos, a CDU não só manifestou a sua solidariedade e empenho na reposição de freguesias como, em alguns casos, foi mesmo a força determinante para que o processo avançasse.

Da parte do Grupo Parlamentar do PCP está garantida a aprovação destas propostas.

 



Mais artigos de: Nacional

«Os Verdes» fazem falta ao planeta e ao País

«Os Verdes» reuniram, no sábado, o seu Conselho Nacional para analisar a situação eco-política do País, e assinalaram os 40 anos do partido, numa sessão com intervenções políticas, inauguração de exposições e um momento musical.

Espinho contra o aumento do custo de vida

Promovido pelo movimento «Os mesmos de sempre a pagar», no domingo, 18, realizou-se uma concentração no Largo da Graciosa, em Espinho, contra o aumento do custo de vida». Presentes estiveram também dirigentes do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), do Movimento de Utentes dos Serviços...

Estudantes universitários apontam luta como caminho

A Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (AEFCSH) da Universidade Nova de Lisboa, em conjunto com outras estruturas representativas de estudantes, realizou, no dia 15 de Dezembro, uma conferência de imprensa onde se deu conta das diversas dificuldades vividas pelos estudantes do Ensino...

CNA alerta para quebra de rendimento na Agricultura

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) considera preocupantes os dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), que apontam para uma descida de 11,8 por cento no rendimento da actividade agrícola em 2022, impulsionada pelo decréscimo do Valor Acrescentado Bruto (-10,7 por cento) e pelo...