Estudantes universitários apontam luta como caminho
A Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (AEFCSH) da Universidade Nova de Lisboa, em conjunto com outras estruturas representativas de estudantes, realizou, no dia 15 de Dezembro, uma conferência de imprensa onde se deu conta das diversas dificuldades vividas pelos estudantes do Ensino Superior em Lisboa e se apelou ao desenvolvimento de acções de denúncia, por todo o País. Esta acção surgiu na sequência do lançamento do «Apelo à luta dos estudantes pelo reforço da Acção Social Escolar – bolsas, alojamento e cantinas», subscrito por 15 associações de estudantes das regiões de Lisboa e do Porto.
Porto
Também o grupo de estudantes do Ensino Superior da cidade portuense «Por mais Cantinas e Alojamento» realizou uma concentração, no mesmo dia, junto à reitoria da Universidade do Porto.
Com o objectivo de afirmar o descontentamento dos estudantes em relação ao agravamento das suas condições materiais, a concentração surge após a dinamização de uma petição onde se exige ao Governo respostas concretas sobre investimento na Acção Social Escolar. A petição já reuniu mais de 1500 assinaturas.