México: um milhão e 200 mil pessoas em marcha de apoio a Lopez Obrador
Para comemorar os primeiros quatros anos de governo do presidente Andrés Manuel Lopez Obrador, realizou-se na capital do México uma marcha popular em que participaram mais de um milhão e 200 mil pessoas.
Povo foi convidado especial da festa dos quatros anos de governo do presidente mexicano
O presidente Andrés Manuel López Obrador expressou o seu contentamento e agradeceu ao povo mexicano pela grande marcha em que participaram um milhão e 200 mil pessoas, no domingo, 27 de Novembro, na Cidade do México.
No dia seguinte à manifestação, na sua habitual conferência de imprensa matinal, AMLO, como é popularmente conhecido o chefe do Estado mexicano.
Afirmou que «as pessoas sabem diferenciar entre quem tem amor ao povo e quem no fundo o despreza, o maltrata ou o considera inferior», disse, referindo-se à oligarquia mexicana, habituada ao poder mas hoje na oposição.
A marcha na capital mexicana foi convocada para celebrar os primeiros quatro anos de governação do presidente, «quatro anos de transformação». Denominada «festa» por AMLO, que termina o seu mandato presidencial único em 2024, a marcha ocorreu duas semanas depois de um parte da oposição manifestar-se contra a reforma eleitoral que a maioria governamental pretende fazer aprovar no congresso.
Ganhar a batalha
contra o racismo
AMLO realçou que a assistência de mais de um milhão de pessoas comprova o apoio às transformações protagonizadas pelo governo, centrado em satisfazer as necessidades do povo. E enfatizou a importância de mudar a mentalidade do povo, promover a integração e rejeitar o ódio e o racismo como base para alcançar verdadeiras mudanças sociais, pois não se trata só de trabalhar para melhorar a economia ou cobrir necessidades materiais básicas. Considerou que uma das coisas que o povo mais apreciou na sua intervenção de véspera foi quando disse que vamos ganhando a batalha contra o racismo, o classismo, a discriminação em todas as suas expressões».
O presidente destacou a participação de tantos jovens na grande manifestação popular e «isso foi estimulante porque significa uma mudança geracional não só dos dirigentes mas também dos integrantes da cidadania». E reiterou o compromisso de o seu governo continuar a trabalhar para o povo mexicano.