Plano de emergência para a Serra da Estrela

O PCP apresentou na Assembleia da República um programa de emergência para recuperar e valorizar a Serra da Estrela, devastada recentemente por mais incêndios.

O programa estrutura-se em quatro eixos prioritários

De acordo com informação divulgada pela Direcção da Organização Regional de Castelo Branco do PCP, o plano tem como objectivo responder à situação crítica resultante dos incêndios, que entre 2017 e o corrente ano, liquidaram uma vasta área do Parque Natural da Serra da Estrela.

A proposta, em forma de projecto de resolução, «assegura o planeamento e gestão adequada do território e reforça a prevenção e combate a incêndios» e contempla igualmente medidas e soluções estratégicas para a «recuperação e valorização do Parque Natural da Serra da Estrela, nas dimensões ambiental, social e económica», informou a mesma fonte.

A DORCB do PCP detalha ainda que o programa estrutura-se em quatro eixos prioritários de actuação, entre os quais a «intervenção de emergência em áreas ardidas e a defesa e prevenção da floresta contra incêndios», ou a «identificação de prejuízos e perdas e regime de apoio à reposição do potencial produtivo, à perda de rendimento e à manutenção de actividades agrícolas e pecuárias».

O Partido pretende, também, que seja concretizada a «dotação do Parque Natural da Serra da Estrela com uma estrutura orgânica com direcção própria, ligada ao território e às populações, com capacidade para realizar o diagnóstico e intervir no sentido da sua recuperação e valorização, em conjunto com as populações», bem como o «reforço da capacidade do ICNF em meios humanos, técnicos e financeiros, para dar resposta às necessidades de gestão, recuperação, fiscalização e defesa contra incêndios dos territórios incluídos no Parque Natural da Serra da Estrela».



Mais artigos de: PCP

Soluções urgentes para travar especulação

«A resposta necessária à degradação das condições de vida» foi o lema da sessão pública realizada, anteontem, pelo PCP em Lisboa. Jerónimo de Sousa reafirmou o compromisso dos comunistas para a resolução deste grave problema.

PCP reclama mais e melhores serviços públicos

«Não é de hoje a luta que travamos pela dignificação e reforço dos serviços públicos e das funções sociais do Estado», assegurou o Secretário-geral do PCPem Almada, onde exigiu a tributação extraordinária dos lucros dos grupos económicos para combater o aumento do custo de vida.

Diagnóstico do Alentejo dá razão ao PCP

Alguns aspectos do diagnóstico contido no Programa Regional do Alentejo (PRA) 2030, cuja consulta pública terminou há dias, confirma que o PCP tinha e tem razão nos problemas e soluções para o desenvolvimento do território. Quem o diz é a Direcção Regional do Alentejo (DRA) do PCP, que em nota de imprensa critica o...

A Festa do Avante! de 2023 já tem data

1, 2 e 3 de Setembro: é esta a data da Festa do Avante! de 2023, a 47.ª. A data foi marcada no passado fim-de-semana pelo Comité Central do PCP. No comunicado aprovado, que publicamos nesta edição, destaca-se relativamente à Festa deste ano que constituiu uma «importante iniciativa nas suas dimensões política, cultural,...

Organizados para construir o futuro

«Conforme vamos estudando a história da luta de classes, os acontecimentos, as revoluções, entendemos que sem a luta organizada a mudança não é possível.» Quem o afirma é Luiz, que conta com apenas alguns meses de militância. Natural do Rio de Janeiro, mudou-se para Braga em 2019. Com 19...