Sobral de Monte Agraço denuncia situação catastrófica na saúde

No Sobral de Monte Agraço «existe apenas um médico de família ao serviço para toda a população do concelho, ou seja, apenas cerca de 1900 utentes têm médico de família, havendo cerca de nove mil utentes sem médico», alertou a Câmara Municipal (CM), em nota publicada no dia 25 de Agosto.

Este concelho tem 10853 utentes inscritos na USF Costa Campos, pertencente ao ACES Oeste Sul – Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul, do qual fazem parte mais quatro municípios, além do Sobral de Monte Agraço.

Preocupado com toda esta situação, o presidente da CM, eleito pela CDU, José Alberto Quintino, tem feito pressão junto das entidades responsáveis por esta situação, tendo já reunido, após grande insistência, com a ministra da Saúde, Marta Temido, e com o presidente da ARS-LVT, Luís Pisco. «Em ambas as reuniões foi reconhecida a situação muito difícil dos cuidados de saúde no concelho, tendo a tutela ficado sensibilizada para a necessidade de resolver os problemas de falta de médicos no concelho», esclarece a autarquia. Por seu lado, José Alberto Quintino comprometeu-se a continuar a dar visibilidade a este problema por todas as formas ao seu dispor, de modo a que o Governo e o Ministério da Saúde coloquem os médicos em falta no concelho.

Esta tomada de posição ocorre já depois da CDU ter recolhido mais de quatro mil assinaturas na região para exigir a resolução destes problemas graves em toda a região Oeste.

 



Mais artigos de: Nacional

MURPI alerta para a indignidade habitacional dos idosos

A Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos – MURPI afirma que é «urgente» melhorar as condições das casas das pessoas idosas e alerta para a deficiente conservação dos edifícios de habitação social.

Seixal exige mais investimento no SNS

Uma munícipe do concelho do Seixal, grávida com mais de 40 semanas de gestação, ao sentir fortes dores abdominais no passado dia 22, foi transportada para o Hospital Distrital de Santarém, e posteriormente para as Caldas da Rainha, com todos os riscos que essas transferências acarretam, por não haver disponibilidade de...

JCP manifesta solidariedade com a juventude e o povo da Palestina

Na sexta-feira, 26, em Lisboa, a JCP realizou uma acção de solidariedade com o povo palestiniano, que contou com a pintura de um mural na Avenida Almirante Reis, em Lisboa. Desta forma, os jovens comunistas denunciaram a continuada agressão por parte de Israel ao povo palestiniano, com destaque para os recentes...

Governo exclui os pequenos produtores dos apoios anunciados

Os «prejuízos elevadíssimos» causados pelos incêndios «põem em causa a continuidade de milhares de explorações nas zonas afectadas», alerta a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), manifestando «profunda preocupação» com a situação do Parque Natural da Serra da Estrela. Em nota de 19 de Agosto, a CNA reclama do...