Defender o ambiente e a qualidade de vida
Jerónimo de Sousa visitou no domingo, 5, a obra do Parque Urbano do Miratejo, no Seixal, que em breve abrirá ao público. Foi esta a forma escolhida para o PCP assinalar o Dia Mundial do Ambiente.
É possível conciliar a defesa do ambiente com a fruição das populações
«Hoje é Dia Mundial do Ambiente e quisemos fazer esta celebração aqui, neste Parque Urbano do Miratejo, no concelho do Seixal, numa demonstração da importância da defesa de espaços de fruição, com a sua riqueza natural e patrimonial», afirmou o Secretário-geral do Partido, apontando aquele espaço como exemplo do que se pode fazer a bem das populações. A obra é da responsabilidade da Câmara Municipal e tem investimento de 340 mil euros.
Como explicou o técnico municipal José Meias, que juntamente com o vereador Bruno Santos acompanhou a visita de Jerónimo de Sousa, o Parque Urbano integra-se numa vasta área de interesse natural e patrimonial. De um lado situa-se o Moinho de Maré de Corroios, edificado em 1403 pelo Condestável Nuno Álvares Pereira, parte do Ecomuseu do Seixal. Do outro, obras recentes revelaram fornos romanos do Século II em notável estado de conservação.
Todo o espaço que em breve estará à disposição das populações encontra-se à beira rio, junto ao Sapal de Corroios, classificado há 30 anos como parte da Reserva Ecológica Nacional do Estuário do Tejo, devido à diversidade de espécies animais e vegetais que ali vivem ou que por ali passam – era possível, ao longe, observar flamingos, alguns dos quais vivem naquele local em permanência. Os ornitólogos já observaram cerca de uma centena de espécies de aves no local.
No Sapal de Corroios encontra-se ainda uma grande variedade de plantas halófitas, que se desenvolvem em zonas como aquela, de transição entre o rio e o mar.