Desporto para todos na Festa do povo

Saraus, galas, festivais e exibições; torneios, actividades radicais, desporto adaptado, jogos tradicionais e, claro, a corrida, estão na «ementa» desportiva deste ano da Festa do Avante!.

O contributo da Festa do Avante! para afirmar o direito ao desporto é singular

Como é hábito, vão ser três dias de promoção do exercício físico e da adopção de hábitos saudáveis e, não menos importante, de afirmação do direito ao desporto e deste como componente essencial de uma vida plena e com melhor qualidade, como elemento indispensável para o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua integração social e sociabilidade.

Central é igualmente a afirmação do desporto como factor indissociável de uma democracia avançada num País de progresso, o que obriga ao aprofundamento do investimento público visando a democratização do acesso da população à prática desportiva, preceito, aliás, que se encontra consignado na Constituição da República Portuguesa.

Para tal, o contributo da Festa do Avante! é singular e, este ano, o programa regressa em força, após dois períodos marcados por constrangimentos impostos pela crise epidemiologia. Constrangimentos, note-se, que agravaram o baixo índice de prática desportiva em Portugal, isto além de terem tido profundos e negativos efeitos na vertente competitiva e ainda maiores na sobrevivência e vitalidade de colectividades e associações.

Sem barreiras

nem paragens

Concretizado em parceria com clubes, associações e federações, o programa desportivo da 46.ª Festa do Avante continua a ter no polidesportivo o seu lugar central. Começa logo na sexta-feira, dia 2, com um sarau gímnico e uma gala de dança, entre as 20h30 e as 22h00. No sábado, 3, o certame arranca às 10h00 e prolonga-se até às 22h45, tendo lugar as meias finais do torneio de futsal sénior, um torneio quadrangular de andebol, partidas de andebol, rugby e corfebol em cadeira de rodas, uma gala de artes marciais, um espectáculo de dança e uma exibição de zumba.

O programa prossegue no domingo, dia 4, entre as 10h00 e as 21h00, com boccia sénior, a final do torneio de futsal sénior, o Futsal Avante Jovem, o torneio quadrangular em hóquei em patins e um festival de patinagem artística

Mas a oferta desportiva na Festa do Avante! não se fica por aqui. Entre sexta e domingo, noutros espaços anexos ao polidesportivo, há matraquilhos num pavilhão próprio, parede de escalada, jogos de boccia num espaço destinado ao efeito, o torneio de malha (cuja competição ocorre sábado e domingo entre as 08h30 e as 12h30) e jogos tradicionais.

Refira-se que o torneio de malha tem quatro fases de apuramento, sempre entre as 8h30 e as 12h30, nos dias 3, 10, 17, 24 e 31 de Julho.

Finalmente, assinale-se que a corrida da Festa está de volta, ao cabo de dois anos de interregno. São cerca de uma dezena de quilómetros a percorrer na zona da Baía do Seixal, havendo, este ano, algumas novidades que oportunamente serão divulgadas.




Mais artigos de: PCP

Defender o ambiente e a qualidade de vida

Jerónimo de Sousa visitou no domingo, 5, a obra do Parque Urbano do Miratejo, no Seixal, que em breve abrirá ao público. Foi esta a forma escolhida para o PCP assinalar o Dia Mundial do Ambiente.

Informação sobre a reunião do Comité Central do PCP

No ponto da Ordem de Trabalhos da Reunião de 5 e 6 de Junho, relativo às Questões de direcção, o Comité Central elegeu, de entre os seus membros, por unanimidade, para a Comissão Política do Comité Central, a camarada Paula Santos.

Sobre as contas do PCP de 2021

O PCP entregou no Tribunal Constitucional as contas referentes a 2021. Com as contas consolidadas, foram entregues, como anexos, as contas dos grupos Parlamentares da Assembleia da República e das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, nos termos da legislação em vigor. O financiamento do...

Só a acção organizada transforma o mundo

Ser comunista e não estar organizado no Partido que defende os interesses do povo e é a vanguarda da classe operária e de todos os trabalhadores é contraditório. Só a acção organizada, reflectida de forma colectiva e com objectivos concretos e definidos, contribui de forma eficaz para a transformação da realidade e para...