Apelo à libertação de Julian Assange
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE), João Pimenta Lopes e Sandra Pereira, tomaram a iniciativa de promover um apelo à libertação de Julian Assange, a subscrever pelos eleitos do PE, dirigido às autoridades competentes do Reino Unido (RU) e dos Estados Unidos da América (EUA).
No apelo, os deputados do PE pedem às autoridades britânicas, em particular à secretária de Estado Priti Patel, que recusem a extradição de Assange para os EUA; e à administração dos EUA que encerre as acusações contra ele, permitindo a sua libertação imediata.
«A tentativa de extradição, criminalização e prisão de Julian Assange representa uma inaceitável pressão, visando condicionar a publicação de informação de interesse público. Uma tentativa que não se pode dissociar dos processos de concentração da propriedade e do controlo dos meios de comunicação social por parte de transnacionais, a par do aumento da precariedade nas relações laborais dos jornalistas, que constituem uma séria ameaça ao pluralismo, à liberdade de imprensa, de expressão e de informação», lê-se no apelo promovido pelos deputados comunistas portugueses no PE na data em que se assinalava o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.