PEV assinala 40 anos de vida

O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) celebra em Dezembro de 2022 quarenta anos de existência. Até ao final do ano, o PEV vai realizar 40 acções ecologistas emblemáticas.

O PEV age em defesa da sustentabilidade do desenvolvimento

Fundado em 1982 como Movimento Ecologista Português, «Os Verdes» nasceram da necessidade de agir pela paz, pela desmilitarização, pelo desarmamento, pela desnuclearização, pela justiça social, pelos direitos humanos, pela igualdade, pela protecção dos seres vivos e dos ecossistemas, e pela ecologia, tendo por base uma ideologia de transformação da sociedade que assente nestes princípios, com vista a um desenvolvimento durável.

Ao logo destes 40 anos de existência, «Os Verdes» têm consolidado um vasto património de intervenção. «O tempo tem vindo a demonstrar que o PEV está sempre um passo à frente, antecipando os problemas que afectam o nosso ambiente, o nosso planeta e a qualidade de vida e de bem-estar dos cidadãos», recordam os ecologistas, em nota divulgada no passado dia 31.

«Esta visão futurista advém, muito em particular, da intervenção de proximidade junto e com as populações e do conhecimento concreto da realidade do nosso País. Um passo à frente com propostas socialmente justas e ambientalmente necessárias que vão ao encontro dos anseios das populações, à preservação da biodiversidade e à conservação da natureza. A estreita ligação com as populações, movimentos e associações caracteriza uma forma dedicada, conhecedora e leal de viver e fazer política», acrescenta o PEV.

40 acções
Quando faltam 40 semanas até ao final do ano, «Os Verdes» irão assinalar por cada uma destas semanas acções ecologistas emblemáticas que marcaram a intervenção do PEV ao longo destes 40 anos, muitas das quais ainda continuam na ordem do dia, outras ainda se encontram bem presentes na memória das populações e dos portugueses.

Esta será mais uma acção a decorrer, integrada nas comemorações dos 40 anos do PEV, a par da campanha SOS Natureza, lançada no passado dia 21 de Março e que compreende diversas acções pela preservação do ambiente e dos ecossistemas, uma das quais a colocação de 40 bandeiras negras a assinalar problemas que comprometem a conservação da Natureza.



Mais artigos de: Nacional

Os mesmos de sempre a pagar

O Movimento «Os mesmos de sempre a pagar, contra o aumento do custo de vida» apela a «todos os que sentem na pele» o «agravamento do preço dos combustíveis» e o «aumento do custo de vida» que «se unam para travar este processo de roubo que está em curso». É o que...

Estudantes exigem respostas em Cascais

No dia 31 de Março, os alunos da Escola Secundária Fernando Lopes Graça, em Cascais, concentraram-se em defesa da escola pública, gratuita, democrática e de qualidade a que têm direito. Na acção, sublinharam que os direitos que estão plasmados na Constituição da República Portuguesa não estão...

Degradação do serviço de transportes urbanos na Nazaré

No passado dia 24, João Delgado, vereador da CDU na Câmara da Nazaré, viajou nos transportes públicos municipais, transportes urbanos rodoviários e ascensor para aferir o impacto das alterações impostas pelo executivo PS. «Pelo que sentimos junto da população e dos profissionais dos transportes públicos municipais, é...