Grupo de Trabalho do EIPCO reuniu-se em Lisboa
O Grupo de Trabalho do Encontro Internacional dos Partidos Comunistas e Operários (EIPCO) reuniu-se no dia 5 de Março, em Lisboa. Tratou-se da primeira reunião presencial no âmbito do processo dos Encontros Internacionais desde a realização do 21.º EIPCO na Turquia, em 2019.
Na reunião participaram 26 partidos, 17 dos quais integram o Grupo de Trabalho e mais outros nove que integram a lista da Solidnet, designadamente: Partido Comunista Alemão, Partido Comunista do Brasil, Partido Progressista do Povo Trabalhador – AKEL, Partido Comunista da Boémia e Morávia, Partido Comunista de Cuba, Partido Comunista na Dinamarca, Partido Comunista de Espanha, Partido Comunista dos Povos de Espanha, Partido Comunista dos Trabalhadores de Espanha, Comunistas da Catalunha, Partido Comunista Francês, Partido Comunista da Grécia, Partido dos Trabalhadores Húngaros, Partido TUDEH do Irão, Partido dos Trabalhadores da Irlanda, Partido dos Trabalhadores da Irlanda, Partido Comunista de Israel, Partido Comunista (Itália), Partido Comunista Libanês, Partido Comunista do Luxemburgo, Partido Comunista da Noruega, Partido Comunista Palestiniano, Partido Comunista Português, Partido Comunista Britânico, Comunistas da Sérvia, Partido Comunista da Turquia.
O Grupo de Trabalho decidiu que o 22.º Encontro Internacional dos Partidos Comunistas e Operários será este ano acolhido pelo Partido Comunista de Cuba (PCC), tendo lugar de 27 a 29 de Outubro, em Havana, com o tema «Solidariedade com Cuba e todos os povos em luta. Unidos somos mais fortes na luta anti-imperialista, juntos com os movimentos sociais e populares, face ao capitalismo e às suas políticas, à ameaça do fascismo e da guerra; na defesa da paz, do meio ambiente, dos direitos dos trabalhadores, da solidariedade e do socialismo».
A realização do Encontro Internacional em Cuba, além de constituir um contributo do PCC para fortalecer a unidade, a solidariedade e a cooperação no âmbito do processo dos Encontros Internacionais, representa igualmente uma expressão de solidariedade para com Cuba, o povo cubano e a sua Revolução socialista.
O Grupo de Trabalho tomou também decisões relativas ao processo de reavaliação da composição do Grupo de Trabalho, tendo definido um calendário para a sua concretização, bem como sobre diversas questões relativas à lista Solidnet.
Os partidos participantes na reunião tiveram a oportunidade de partilhar informações sobre a situação dos seus respectivos países e sobre aspectos da situação internacional, assim como sobre o desenvolvimento das acções comuns adoptadas na tele-conferência extraordinária do EIPCO, de 10 e 11 de Dezembro de 2021, tendo adoptado uma mensagem de solidariedade onde «transmitem aos comunistas ucranianos o seu apoio e solidariedade para com a luta que, nas muito difíceis condições de guerra e perseguição anticomunista, prosseguem em defesa da paz e dos direitos dos trabalhadores e do povo da Ucrânia».
No dia 6 de Março, a convite do PCP, os partidos que participaram na reunião do Grupo de Trabalho do EIPCO assistiram ao comício «O Futuro tem partido. Liberdade, Democracia, Socialismo». Após o encerramento do comício, Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP, dirigiu uma saudação às delegações internacionais presentes.