Alemanha bateu recorde de exportação de armas em 2021

O governo alemão aprovou em 2021 exportações recordes de armas, no valor de 9.350 milhões de euros, segundo revelaram fontes oficiais em Berlim.

Estes números significam um aumento anual de 61 por cento e são a quantia mais elevada até agora atingida quanto à venda de armamento pela Alemanha.

Do total das exportações armamentistas, 9.040 milhões de euros foram aprovados pela coligação governamental cessante, chefiada pela chanceler federal Angela Merkel, no cargo durante 16 anos.

O novo governo, em funções desde há pouco, autorizou exportações no valor de 309 milhões de euros, no período de três semanas desde que tomou posse, a 8 de Dezembro do ano findo, de acordo com estatísticas anuais preliminares publicadas pelo Ministério da Economia alemão.

Chefiado pelo social-democrata Olof Scholz, o actual governo da Alemanha resulta de uma aliança entre o seu Partido Social-Democrata (SPD), o Partido Liberal Democrático (FDP) e os Verdes.

O anterior máximo de licenças de exportação de armas na Alemanha remonta a 2019 com 8.015 milhões de euros, tendo em 2021 sido superado em mais de mil milhões de euros.

Soube-se agora que, em Dezembro passado, o governo de Angela Merkel aprovou exportações de armas no valor de 4.910 milhões de euros nos últimos nove dias do seu mandato.




Mais artigos de: Europa

Sindicatos franceses solidários com Cuba

Sindicatos ligados à CGT e outras organizações sociais francesas continuam a promover campanhas solidárias para enviar donativos para auxiliar Cuba a enfrentar as consequências do criminoso bloqueio imposto pelos EUA.

Das pouco surpreendentes notícias que chegam de França

O governo francês assumiu, no passado dia 1 de Janeiro, a presidência rotativa do Conselho da União Europeia, que decorrerá até ao final do mês de Junho. Ao analisarmos o programa desta presidência verificamos que, com uma ou outra nuance, nada foge à cartilha neoliberal da UE, nem ao guião da «cruzada» federalista e...