Forte investimento em Palmela

A Assembleia Municipal de Palmela aprovou no dia 20 de Dezembro por maioria – com os votos favoráveis da CDU, a abstenção do PS, MCCP e BE, e votos contra do PSD e do Chega – o orçamento do município para 2022, que aumenta 9,8 por cento face ao de 2021, fixando-se em 60,2 milhões de euros, dos quais 45,2 milhões de euros correspondem às grandes opções do plano (GOP): 36,2 milhões com financiamento assegurado.

Segundo o município, este documento de gestão «marca o início de um novo ciclo autárquico, que apresenta linhas de continuidade», por exemplo, «na conclusão do significativo pacote de investimentos candidatados ao Portugal 2020, na qualificação interna da organização, no esforço de ampliação/requalificação das redes de infra-estruturas e na implementação de políticas sociais activas e de processos de participação e educação cidadã».

No entanto, acrescenta, «registam-se mudanças paradigmáticas em áreas como o ordenamento do território, a reabilitação urbana ou a habitação, com novos impulsos por via da implementação daquele que será o novo Plano Director Municipal e da Estratégia Local de Habitação».

Assim, em 2022, na sequência de muitos anos de reivindicação e negociação, que resultaram na partilha de responsabilidades entre a Administração Central e o município, prevê-se, entre outras medidas, o arranque das empreitadas do Pavilhão Desportivo da Escola Secundária de Palmela, do Posto para a GNR em Poceirão e da Unidade de Saúde Familiar em Quinta do Anjo. A conclusão da segunda fase da Estrada dos 4 Castelos, ampliação da rede de esgotos domésticos, com a execução da rede de drenagem de águas residuais domésticas em vários arruamentos e remodelação de nós de abastecimento de água no Pinhal Novo e a substituição da rede de distribuição em diversos arruamentos de Cabanas são outras obras que deverão avançar este ano.

 



Mais artigos de: Nacional

Municípios do Seixal e Setúbal reduzem IMI

A Câmara Municipal do Seixal (CMS) aprovou as grandes opções do plano (GOP) e orçamento para 2022, com o objectivo de dar continuidade à evolução qualitativa do projecto autárquico para o mandato 2021-2025.

Orçamento para Loures é «pouco credível e perigoso»

A CDU considera que o orçamento da Câmara Municipal de Loures para o quadriénio 2022/2026, da responsabilidade de PS e PSD, é «irreal e de ficção», mas também «pouco credível e perigoso», uma vez que «adia importantes e urgentes investimentos». «Este orçamento apresenta-se como um documento pouco ponderado e que bate...

Grândola

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) organiza no sábado, 5, no Cineteatro Grandolense, entre as 13h30 e as 18h00, o Seminário «Tráfico de seres humanos: realidades, silêncios e mergulhos no escuro», incluídos no projecto «Para além do amor: agir e convergir para mudar». A iniciativa conta com o apoio da Câmara de...

Évora

O município de Évora criou a plataforma Observatório Municipal da Educação (OME), que compila a diversa informação sobre educação no concelho num mesmo espaço, garantindo maior facilidade no seu acesso aos cidadãos, particularmente a pais e encarregados de educação, alunos e às diversas instituições educativas. O...