MPLA realiza Congresso
Três mil delegados participaram, entre os dias 9 e 11 de Dezembro, no VIII Congresso do MPLA, realizado em Luanda sob o lema «Por uma Angola mais desenvolvida, democrática e inclusiva». João Lourenço, que é também presidente da República, foi reeleito para um novo mandato à frente dos destinos do partido que governa Angola e o novo Comité Central, maior do que o anterior, tem agora igual representação de homens e de mulheres e 35 por cento dos seus membros com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos.
A realização do Congresso coincidiu com a comemoração do 56.º aniversário do MPLA.
O PCP enviou uma mensagem ao VIII Congresso do MPLA, na qual recorda a dura caminhada do MPLA e do povo angolano pela consolidação da independência e da soberania nacional, pela paz, pelo desenvolvimento económico e pelo progresso social de Angola. Lembra, ainda, os 100 anos do nascimento de Agostinho Neto, líder do MPLA e primeiro presidente da República Popular de Angola, um grande revolucionário e patriota angolano e grande amigo do povo português e do PCP.
Na sua mensagem, o PCP sublinha igualmente que a situação internacional está a demonstrar a incapacidade do capitalismo em dar resposta aos grandes problemas da Humanidade. O aprofundamento da sua crise estrutural e a tentativa dos EUA e de outras grandes potências capitalistas suas aliadas para imporem a sua hegemonia estão a conduzir a uma inquietante corrida aos armamentos e ao perigo de confrontações militares de catastróficas proporções, acrescenta.
O PCP sublinha ainda a acentuação da exploração dos trabalhadores e o desenvolvimento de projectos neocolonialistas, nomeadamente da parte dos EUA e da União Europeia, visando África e os seus recursos. Face a tal situação, é necessária a cooperação de todas as forças da paz, da soberania e do progresso social, confiando que com a sua resistência e luta é possível, como a história já mostrou, fazer recuar o imperialismo na sua estratégia exploradora e agressiva e salvaguardar a paz.
Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP, enviou igualmente uma mensagem dirigida a João Lourenço, pela sua reeleição como Presidente do MPLA.