População exige a reabertura do SAP de Coruche

No sábado, 4, a CDU promoveu uma acção pública com o objectivo de alertar para a urgência da reabertura do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Coruche 24 horas por dia. O protesto contou com a presença de António Filipe, deputado do PCP na Assembleia da República, bem como dos vereadores Carlos Peseiro e Valter Jerónimo e da presidente da Junta de Freguesia do Couço, Ortelinda Graça. Iniciativa semelhante aconteceu no dia 27 de Novembro, no Mercado Mensal de Coruche.

Criação de um plano de recuperação das actividades dos cuidados de saúde primários, bem como a reabertura de todas as extensões e centros de saúde, com a criação de condições necessárias para o atendimento à população, incluindo a contratação de médicos, enfermeiros e assistentes em falta são outras das reivindicações. Para fazer face às necessidades urgentes da falta de clínicos, a CDU defende a contratação de médicos estrangeiros, a título excepcional e transitório.

MUSP
Entretanto, então a decorrer em todo o País, até 12 de Dezembro, acções em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS), convocadas pelo Movimento de Utentes de Serviços Públicos (MUSP). Os utentes exigem que o Governo, e o que lhe suceder após 30 de Janeiro, promova o reforço do SNS em meios humanos e materiais.

Hoje e amanhã, no concelho de Sintra estão previstos contactos com os utentes dos centros de saúde de Algueirão (9), Rio de Mouro e Agualva (10), sempre às 8h00. No sábado, às 9h30, será distribuído um comunicado do MUSP em Alcácer do Sal e Grândola. Outras iniciativas já decorreram em Monte Abraão,Hospital do Litoral Alentejano (Santiago do Cacém) e Canal Caveira (Grândola).

 



Mais artigos de: Nacional

CDU apresenta soluções para o concelho do Porto

A CDU apresentou mais de 40 propostas para o orçamento da Câmara Municipal do Porto (CMP) em áreas como a habitação, direitos laborais, mobilidade, educação, questões sociais, economia, urbanismo e ambiente.

Valeu a pena lutar na Escola Profissional do Alto do Ave

A JCP saudou a luta dos estudantes da Escola Profissional do Alto do Ave, na Póvoa do Lanhoso, que, no dia 24 de Novembro, saíram à rua para exigir o pagamento dos subsídios em atraso referentes ao mês de Outubro, pago no dia seguinte, 25. «Valeu a pena lutar», salientaram os jovens comunistas, que, tal como o PCP,...