Congresso da Federação dos Têxteis

No dia 19, sexta-feira, na Casa Sindical do Porto, decorreu o 14.º Congresso da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Peles de Portugal (Fesete/CGTP-IN).

Delegados dos 11 sindicatos que integram a federação analisaram a actividade desenvolvida nos últimos quatro anos, valorizando os resultados alcançados, e aprovaram o Programa de Acção para o quadriénio até 2025. Também por unanimidade e aclamação, foram aprovadas «Reivindicações Imediatas», incluindo um salário mínimo de 850,00 euros nos sectores abrangidos; a redução da semana de trabalho para 35 horas; a eliminação da norma que permite aos patrões declarar a caducidade dos contratos colectivos de trabalho; a negociação da contratação colectiva, com respeito e melhoria dos direitos laborais; novas formas de organização do trabalho que permitam eliminar as doenças profissionais.

No congresso participou a Secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha, que interveio no encerramento.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Recado claro aos patrões dos autocarros

Se, ao fim da terceira greve, os patrões do transporte privado rodoviário de passageiros não retirarem as devidas ilações, terão nova greve no dia 2 de Dezembro – avisou a Fectrans/CGTP-IN, na tarde desta segunda-feira, dia 22. Em luta pelo aumento do salário-base, que corre o risco de ficar absorvido em Janeiro pelo...