MDM assinala Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) assinala hoje, 25 de Novembro, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres com acções de contacto com mulheres nos distritos de Aveiro, Braga, Porto, Bragança, Viseu, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Faro, sob o lema «Não há desculpa! É possível eliminar a violência da vida das mulheres».

Nas acções que terão lugar em todo o País, o MDM apela às mulheres que reforcem a luta pela concretização na vida dos direitos fundamentais das mulheres, desde logo por uma vida com independência económica e protecção social, pelo direito ao trabalho com direitos como condição fundamental para a emancipação das mulheres, pela eliminação das desigualdades e discriminações, das injustiças sociais e do flagelo da pobreza e da exclusão social.

Eliminação de todas as formas de objectificação, mercantilização e exploração do corpo das mulheres; criação de programas de saúde e de apoio às mulheres prostituídas; garantia de protecção adequada das mulheres e das crianças vítimas de violência doméstica; contra estereótipos e preconceitos que humilham as mulheres e as tornam vulneráveis às múltiplas formas de violência, são outras exigências.

Programação
Entre outros momentos agendados para hoje, destaque para a emissão de um tempo de antena na RTP1 antes do telejornal; a tertúlia «Pela eliminação da violência contra as mulheres», na Tinturaria – Galeria de Exposições da Covilhã, às 18h30; a concentração-sessão pública em Portalegre, às 15h00, sob o lema «Violência contra as mulheres: o Alentejo não desculpa». Amanhã, 26, tem lugar a sessão de teatro «Silêncio e tanta gente», sobre o tráfico de pessoas, no Pombal, às 21h30.

No sábado será também inaugurada em Miranda do Corvo, às 15h00, a exposição «Em pé de igualdade. De pleno direito e à luz da igualdade, seguida de debate, e, na Junta de Freguesia de Amora, concelho do Seixal, decorrerá uma sessão pública, às 15h00, sobre «Eliminação da violência contra as mulheres».

Todo o programa pode ser consultado em www.mdm.org.pt.

 



Mais artigos de: Nacional

Aprovada moção do PCP para travar Linha Circular

Por proposta dos vereadores do PCP, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou uma moção, no dia 17 de Novembro, onde manifesta «viva oposição» à concretização do projecto da linha circular do Metropolitano.

Produtores do Baixo Mondego com elevados prejuízos

A Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (ADACO) enviou uma exposição à ministra da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e ao ministro do Ambiente e da Acção Climática, onde expõe os problemas que os produtores de arroz e de milho do Baixo Mondego enfrentam, reclamando...

Esgotos a céu aberto em Câmara de Lobos

Em pleno século XXI ainda existem esgotos a céu aberto no concelho de Câmara de Lobos, constatou, no sábado, Ricardo Lume, numa iniciativa realizada no Caminho da Levada do Salão e no Caminho da Terça. Segundo o deputado do PCP na Assembleia Legislativa da Região Autónoma Madeira (ARM), esta situação «é um atentado à...