PCP no centenário do PC do Luxemburgo
O PCP esteve representado, na cidade operária de Differdange, num evento comemorativo dos 100 anos do Partido Comunista do Luxemburgo, realizado no sábado, 20.
Monumento na cidade operária de Differdange evoca 100 anos do PCL
O Partido Comunista do Luxemburgo (PCL) celebra este ano o 100.º aniversário da sua fundação. Para assinalar a sua criação, foi inaugurado a 2 de Janeiro de 2021 o monumento «100 anos do PCL», na cidade operária de Differdange, onde o partido foi fundado, mas a iniciativa teve participação limitada, devido à situação sanitária. Por isso, a 20 de Novembro, realizou-se uma nova cerimónia junto ao monumento, que contou com a presença dos militantes comunistas e de representantes da cidade de Differdange e de outros convidados.
No evento, Ali Ruckert, presidente do PCL, percorreu os 100 anos de história do partido, recordando o seu papel central nas importantes greves e manifestações operárias nos anos 20 e 30, na resistência contra a ocupação nazi e no movimento pela paz. Valorizou que o jornal do partido – Jornal do Povo Luxemburguês – mantenha publicação diária. Ali Ruckert abordou ainda o caminho a percorrer no Luxemburgo para a construção de uma sociedade socialista.
Além do PCP, marcaram presença representantes do Partido Comunista Alemão, do Partido do Trabalho da Bélgica, do Partido Comunista da China, do Partido Comunista de Cuba, do Partido Comunista da Grécia, do Novo Partido Comunista da Holanda e do Partido Comunista do Vietname.
O PCP esteve representado por Filipa Sobral, do Gabinete de Apoio aos Deputados do PCP no Parlamento Europeu, e dirigiu uma saudação ao PCL, em que valorizou a luta de gerações de comunistas luxemburgueses em defesa dos interesses dos trabalhadores e do seu povo. Abordou ainda aspectos da situação internacional e na Europa, e também sobre a intervenção do PCP em Portugal, expressando a vontade de prosseguir e aprofundar as relações de amizade entre os dois partidos.