Funchalenses sem acesso a transportes públicos

«São muitos os mi­lhares de fun­cha­lenses que con­ti­nuam sem ter acesso ao trans­porte pú­blico, desde as zonas altas do con­celho ao cha­mado centro ur­bano», ad­verte, em nota à co­mu­ni­cação so­cial, a CDU. Pe­gando no exemplo da fre­guesia do Ima­cu­lado Co­ração de Maria, esta força po­lí­tica dá conta das «pro­messas par­ti­lhadas entre PS e PSD, de que o trans­porte che­garia a esta lo­ca­li­dade, mas a ver­dade é que as po­pu­la­ções con­ti­nuam sem ter acesso ao trans­porte pú­blico».

Tendo em conta que a Câ­mara Mu­ni­cipal do Fun­chal (CMF), a par de ou­tros mu­ni­cí­pios, «terá um papel fun­da­mental na gestão das verbas anun­ci­adas do Plano de Re­cu­pe­ração e Re­si­li­ência (PRR)», a CDU con­si­dera que é ne­ces­sário ga­rantir «um le­van­ta­mento exaus­tivo das lo­ca­li­dades sem acesso ao trans­porte pú­blico» e que «os mi­lhões pro­pa­gan­de­ados sirvam para re­solver os pro­blemas das po­pu­la­ções».

«É ne­ces­sário exigir uma par­ti­ci­pação mais di­recta e ac­tiva das au­tar­quias – juntas de fre­guesia e CMF – na de­fi­nição das po­lí­ticas de mo­bi­li­dade e no sis­tema de trans­portes, de modo a que passem a de­sem­pe­nhar uma in­ter­venção de­ter­mi­nante», de­fende a Co­li­gação PCP-PEV, que acusa o mu­ni­cípio de não ter tido «a in­ter­venção ne­ces­sária em re­lação aos muitos pro­blemas de falta ou in­su­fi­ci­ência de ser­viço de trans­porte pú­blico de pas­sa­geiros pres­tado no con­celho pela em­presa pú­blica Ho­rá­rios do Fun­chal».

De acordo com Her­landa Amado, eleita na As­sem­bleia Mu­ni­cipal do Fun­chal, os «muitos mi­lhões que têm sido apre­sen­tados» de­verão ser ca­na­li­zados, so­bre­tudo, para a re­forma dos trans­portes, «que per­mita com­bater efi­caz­mente a ele­vada de­pen­dência do trans­porte in­di­vi­dual» e «ala­vancar a aposta na sus­ten­ta­bi­li­dade e efi­ci­ência am­bi­ental, com in­cen­tivos claros para a uti­li­zação de trans­portes pú­blicos e o alar­ga­mento das suas redes».

 



Mais artigos de: Nacional

Alegria e combatividade na afirmação dos direitos da juventude

No sá­bado, 13, cen­tenas de jo­vens di­ri­giram-se a Ma­to­si­nhos para as­si­nalar o 42.º ani­ver­sário da Ju­ven­tude Co­mu­nista Por­tu­guesa, pro­mo­veram um gran­dioso des­file, dois con­certos e um jantar-co­mício, que contou com a pre­sença de Je­ró­nimo de Sousa e ou­tros di­ri­gentes do PCP e da JCP.

Direito ao desenvolvimento e à soberania sem ameaças, bloqueios e sanções

O mo­vi­mento da paz e da so­li­da­ri­e­dade por­tu­guês pro­moveu nos úl­timos dias vá­rias ac­ções de apoio à luta dos povos da Amé­rica La­tina, e desde logo de Cuba e da Ve­ne­zuela, pelo seu di­reito à paz, ao de­sen­vol­vi­mento e à so­be­rania, li­vres de todo o tipo de ame­aças, san­ções e blo­queios.

Recuperar os edifícios municipais de Coimbra é prioridade para a CDU

Fran­cisco Queirós, ve­re­ador da CDU na Câ­mara Mu­ni­cipal de Coimbra, alertou para as «con­di­ções de tra­balho dos fun­ci­o­ná­rios au­tár­quicos», bem como para o «es­tado de di­versos es­paços e edi­fí­cios dos ser­viços mu­ni­ci­pais».

Castanhas e vinho com sabor amargo

No Dia de S. Mar­tinho, a CNA alertou para as di­fi­cul­dades dos pro­du­tores de cas­ta­nhas e vinho em es­coar os seus pro­dutos a preços com­pen­sa­dores. A si­tu­ação agrava-se com o au­mento dos custos dos fac­tores de pro­dução.

Um fardo de palha para o Pingo Doce

Na sexta-feira, produtores de leite entregaram um fardo de palha à porta do supermercado Pingo Doce, em Barcelos, concelho que é o maior produtor de leite do País. «Com esta “oferta” queremos protestar contra os preços baixos do leite, alertar para o aumento dos custos de produção que nos...

Viana do Alentejo e Évora contra demolição da estação de Alcáçovas

Os presidentes das câmaras municipais de Viana do Alentejo, Luís Miguel Duarte, e de Évora, Carlos Pinto de Sá, estão «frontalmente» contra a intenção da empresa Infra-estruturas de Portugal (IP) de demolir a estação ferroviária de Alcáçovas. Esta tomada de posição conjunta surge depois de um...

A fuga de Caxias contada às crianças

A audaciosa fuga de oito militantes comunistas da prisão de Caxias, em Dezembro de 1961, foi contada a crianças numa sessão realizada no domingo, 14, na Voz do Operário, em Lisboa. Participou Domingos Abrantes, um dos participantes da fuga, que contou na primeira pessoa os aspectos relacionados com a preparação e a...

Mural homenageia bandas filarmónicas de Vimieiro

Um mural, da autoria do pintor Zé Gandaia, foi criado na vila de Vimieiro, no concelho de Arraiolos, para homenagear as bandas filarmónicas locais. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal, presta tributo à Sociedade Musical União Vimieirense e à Sociedade Filarmónica 1.º de Abril...

Solidariedade com a Palestina

No dia 29 de Novembro, no Porto (às 17h00, na Praceta da Palestina, no cruzamento da rua Fernandes Tomás com a rua do Bolhão) e em Lisboa (às 18h00, no Largo do Camões) terão lugar acções de «Solidariedade com a Palestina. Pelo fim da ocupação e dos crimes de Israel». Asiniciativas são...