Braga acolhe Encontro Nacional das Pessoas com Deficiência
Sob o lema «Urgente: inclusão plena», Braga acolhe, no dia 16 de Outubro, o 27.º Encontro Nacional das Pessoas com Deficiência, organizado pela Confederação Nacional de Organizações de Pessoas com Deficiência (CNOD).
Momento de partilha entre as organizações de pessoas com deficiência
O início dos trabalhos – no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho – está marcado para as 10h00. Até à hora do almoço (em dois turnos, durante os quais decorrerá um momento cultural oferecido pelo grupo Minda e seus amigos) tem lugar um período – entre as 10h15 e as 12h30 – para debater a situação actual das pessoas com deficiência em Portugal, agravadas com o contexto da epidemia, projectando respostas e elencando objectivos de luta. À tarde, depois da actuação do Grupo de Cavaquinhos da APD Braga, o debate prossegue, entre as 15h00 e as 17h00. Acessibilidade, emprego, saúde e educação são temas centrais das preocupações das pessoas com deficiência.
Após as conclusões e do encerramento do Encontro, decorrerá uma concentração com o objectivo de alertar e sensibilizar para as condições cada vez mais difíceis que vivem centenas de milhares de pessoas com deficiência no nosso País.
A CNOD considera que este encontro «é imprescindível», tendo em conta a importância do 26.º Encontro – realizado em 2020, num contexto complexo – «para a luta dos direitos das pessoas com deficiência». Este é, portanto, «um momento de partilha entre as organizações de pessoas com deficiência e das suas reivindicações, sendo por isso um momento determinante na luta pelos direitos das pessoas com deficiência», reforça a Confederação, que representa 41 associações com milhares de filiados.
A CNOD engloba todos os tipos de deficiência: intelectual, motora, sensorial e orgânica. Em Portugal, representa o Fórum Europeu de Deficiência e é membro do Conselho Económico e Social, da Comissão para as Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência e integra o Mecanismo Independente para a Monitorização da Aplicação do Convenção da ONU para os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Lisboa
No passado fim-de-semana, o Pavilhão Municipal Casal Vistoso, em Lisboa, acolheu o XX Torneio Internacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas, iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Deficientes (APD) que pretendeu sensibilizar a população para as potencialidades do desporto praticado pelas pessoas com deficiência.