Cem anos da Seara Nova em exposição itinerante
Inaugurada no dia 5 de Outubro, a exposição «Seara Novo: 100 anos de acção e pensamento crítico» vai estar patente até ao dia 30 de Outubro na Biblioteca Municipal de Alcântara.
Percurso de resistência, pensamento crítico e acção
Depois de Lisboa, os 100 anos da Seara Nova vão passar por Santarém, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga, Vila Real, Faro, Setúbal e Évora, numa exposição itinerante que dá a conhecer a revista fundada em 15 de Outubro de 1921 por Aquilino Ribeiro, Augusto Casimiro, Azeredo Perdigão, Câmara Reys, Faria de Vasconcelos, Ferreira de Macedo, Francisco António Correia, Jaime Cortesão, Raul Brandão e Raul Proença, com o desígnio de elevar o País, ética e culturalmente, criando um espaço de reflexão que mobilizasse à acção.
A história da fundação e das motivações que levaram à sua criação, os fundadores, o espírito seareiro, os directores e colaboradores ao longo destes cem anos, a intervenção política, as polémicas que se travaram nas páginas da revista, a censura e o seu impacto, a memória gráfica, o passado, presente e futuro são os grandes temas desta mostra.
A Comissão Promotora integra os nomes de João Luiz Madeira Lopes (director da Revista Seara Nova, responsável pelas Comemorações do Centenário da Seara Nova), Luís Andrade (do Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa, do Seminário Livre da História das Ideias e coordenador do Conselho Científico do Centenário) e Francisco Zarco (designer gráfico, responsável pela exposição itinerante e pelo projecto gráfico das comemorações do centenário), bem como Maria João Milhano (contabilista certificada), Hélio Bexiga Viegas (desenhador), Manuel Veiga (jurista) e Catarina Pires (jornalista), do conselho redactorial. Fazem ainda parte Levy Baptista (advogado e anterior director da revista Seara Nova) e Fernando Correia (jornalista, professor universitário e antigo membro do conselho redactorial).