Cuba e Vietname fortalecem relações

Os laços entre Cuba e o Vietname foram reforçados com a visita do presidente vietnamita, Nguyen Xuan Phuc, à ilha. Os dois países assinaram diversos convénios que alargam a cooperação económica e noutras áreas.

Foram alargados os laços de cooperação entre os dois países

O presidente do Vietname, Nguyen Xuan Phuc, dialogou com representantes da Zona Especial de Desenvolvimento Mariel de Cuba e com cientistas cubanos da área de biotecnologia, na segunda-feira, 20, o último dia da sua visita oficial à ilha caribenha. Na mesma jornada, o dirigente vietnamita prestou homenagem em Santiago de Cuba ao líder cubano, Fidel Castro, e ao herói nacional, José Martí.

Na véspera, o chefe do Estado cubano, Miguel Díaz-Canel, e o seu homólogo vietnamita presidiram à sessão de assinatura de acordos de cooperação em esferas que vão da economia às comunicações, passando pela produção de alimentos, turismo, energia, construção, intercâmbio de estudantes, justiça e saúde.

Numa cerimónia no Palácio da Revolução, em Havana, Díaz-Canel distinguiu Nguyen Xuan Phuc com a Ordem José Martí, a mais alta condecoração atribuída pela nação caribenha. Foi concedida ao governante vietnamita em reconhecimento do seu contributo para o reforço dos laços históricos e de fraternidade entre os dois povos.

O dirigente asiático agradeceu o carinho recebido da ilha, lembrou que Cuba foi o primeiro Estado do hemisfério ocidental a estabelecer relações plenas com o Vietname e destacou a contribuição de Fidel Castro e Ho Chi Minh para o fortalecimento desses vínculos fraternos. Reafirmou a vontade de «continuar a trabalhar para as relações transparentes e exemplares de solidariedade» que unem os dois povos, governos e partidos comunistas.

Na ilha caribenha, Nguyen Xuan Phuc manteve também encontros com o general do Exército Raúl Castro, com o presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular (parlamento), Esteban Lazo, e com o primeiro-ministro, Manuel Marrero.




Mais artigos de: Internacional

Centrais sindicais solidárias com trabalhadores da Guiné-Bissau

Por iniciativa da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN), oito centrais sindicais manifestaram solidariedade com os trabalhadores e o povo da Guiné-Bissau. As centrais sindicais, num texto conjunto, repudiam e condenam «a acção repressiva das autoridades da Guiné-Bissau...

Golpes militares estão de volta…

Ocorreu no Sudão, esta semana, a mais recente tentativa de golpe de Estado em África. Cartum anunciou que o exército frustrou uma intentona e prendeu um grupo de oficiais simpatizantes do antigo presidente Omar Al-Bashir. Depois de 30 anos no poder, Al-Bashir foi deposto pelas forças armadas em Abril de 2019, no...