Centrais sindicais solidárias com trabalhadores da Guiné-Bissau

Por iniciativa da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN), oito centrais sindicais manifestaram solidariedade com os trabalhadores e o povo da Guiné-Bissau.

As centrais sindicais, num texto conjunto, repudiam e condenam «a acção repressiva das autoridades da Guiné-Bissau contra o livre exercício do direito de manifestação e protesto, bem como as prisões, perseguições e despedimentos de trabalhadores, dirigentes sindicais, patriotas e democratas guineenses».

Rechaçam o ataque à sede da União Nacional de Trabalhadores da Guiné-Bissau (UNTG) e a destruição causada nas suas instalações e equipamentos. Condenam «o cerceamento crescente da liberdade, a violação de direitos fundamentais e o clima de ameaça e amedrontamento de todos quantos não abdicam da defesa dos seus direitos e de uma vida melhor». Expressam solidariedade com os trabalhadores e o povo da Guiné-Bissau «perante a acelerada degradação das condições de vida e de trabalho no país – aumento do desemprego, diminuição dos salários e aumento do custo de vida, deterioração dos serviços de saúde, educação e protecção social, aumento de impostos e taxas, corrupção». E apelam «à unidade e luta dos trabalhadores e do povo contra os sucessivos atentados contra a legalidade constitucional e a democracia, em defesa da paz, da independência e da soberania da Guiné-Bissau».

Além da CGTP-IN, subscrevem o texto a União Nacional dos Trabalhadores Angolanos (UNTA); a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); a Central Única de Trabalhadores (CUT), do Brasil; a União Nacional Trabalhadores de Cabo Verde (UNTC); a Confederación Intersindical Galega (CIG), da Galiza; a Organização dos Trabalhadores de Moçambique (OTM); e a Organização Nacional dos Trabalhadores de São Tomé e Príncipe – Central Sindical (ONTSTP).




Mais artigos de: Internacional

Cuba e Vietname fortalecem relações

Os laços entre Cuba e o Vietname foram reforçados com a visita do presidente vietnamita, Nguyen Xuan Phuc, à ilha. Os dois países assinaram diversos convénios que alargam a cooperação económica e noutras áreas.

Golpes militares estão de volta…

Ocorreu no Sudão, esta semana, a mais recente tentativa de golpe de Estado em África. Cartum anunciou que o exército frustrou uma intentona e prendeu um grupo de oficiais simpatizantes do antigo presidente Omar Al-Bashir. Depois de 30 anos no poder, Al-Bashir foi deposto pelas forças armadas em Abril de 2019, no...