Colectivo partidário festejou os 80 anos de José Araújo
O octogésimo aniversário do camarada José Araújo foi assinalado na quinta-feira, 26, com um lanche-convívio na Soeiro Pereira Gomes. Presentes, para além do Secretário-geral do PCP e de outros membros dos organismos executivos do Comité Central, estiveram muitos camaradas que com ele trabalharam no Avante! e na Comissão de Espectáculos da Festa do Avante!, bem como amigos e familiares.
José Araújo foi responsável gráfico pelo Avante! desde o primeiro número legal, a 17 de Maio de 1974, até 2006, função que acumulou com uma intensa colaboração com a Comissão de Espectáculos da Festa do Avante!, com «O Militante» e a Editorial Avante!, no arranjo gráfico de várias edições e obras, incluindo a «Fotobiografia de Álvaro Cunhal» e o livro «100 anos de luta – ao serviço do povo e da pátria, pela democracia e o socialismo», comemorativo do Centenário do PCP, bem como com o movimento sindical unitário, democrático e de classe, como destacou Manuel Rodrigues, membro da Comissão Política e director do Avante!.
Formado na escola artística António Arroio, José Araújo trabalhou como cenógrafo no Parque Mayer e em vários jornais e revistas como gráfico e cartonista, antes do 25 de Abril. Artista plástico com uma vasta obra, fundou, no período da ditadora fascista, com Luís Filipe da Conceição, o Centro Gráfico Maria Machado, do qual saíram inúmeros cartazes e publicações clandestinas e semi-legais, incluindo para a CDE.
Colaborou ainda com a Comissão de Lisboa Capital Europeia da Cultura e expôs por diversas vezes na Festa do Avante!, lembrou também Manuel Rodrigues, antes de passar a palavra a José Araújo, que agradeceu a comemoração e aos camaradas presentes, considerou o Partido a sua casa e respondeu afirmativamente ao desafio, lançado por Manuel Rodrigues, de prosseguir, com o empenho, o rigor e o humor de sempre, o seu trabalho militante, cujo cunho de rigor e excelência continuam a ser indispensáveis.