Por salários melhores na STCP

Os trabalhadores da STCP (Sociedade de Transportes Colectivos do Porto) voltam à greve hoje, dia 26, e amanhã, pela valorização dos salários e pela melhoria das condições de trabalho.

Nos dias 13 e 20, como referiu a Fectrans/CGTP-IN em notas de saudação, a adesão foi superior a 80 por cento. A federação recordou que a luta foi dinamizada pelo seu sindicato (STRUN), «a única organização de trabalhadores que respeitou a decisão do plenário geral de 5 de Agosto, ao contrário das restantes, que foram assinar o acordo que os trabalhadores rejeitaram por larga maioria».

Um maior aumento salarial é necessário «porque, se isso não acontecer, a curto prazo estes trabalhadores terão um salário-base igual ao salário mínimo nacional».

A federação condenou, no dia 13, «a desadequada intervenção policial, que procurou limitar a acção do piquete de greve, nos termos da lei, e deu suporte à ilegalidade praticada pela administração».

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Exploração no turismo denunciada nas ruas

Em Faro e na Figueira da Foz, os sindicatos da hotelaria, restauração e similares temperaram o calor de Agosto com a exigência do fim do bloqueio patronal à negociação da contratação colectiva.

Travar a Saint-Gobain

A multinacional Saint-Gobain quer «transformar a fábrica de Santa Iria da Azóia num armazém, dispensando profissionais altamente qualificados na produção de vidro automóvel e prejudicando a economia regional e nacional», acusaram ontem a Feviccom/CGTP-IN e o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira. «É preciso...