Bielorrússia diminui número de diplomatas dos EUA em Minsk

Em res­posta a novas san­ções im­postas pelos Es­tados Unidos da Amé­rica, o go­verno da Bi­e­lor­rússia instou Washington a re­duzir para cinco pes­soas, até 1 de Se­tembro, o nú­mero de fun­ci­o­ná­rios na sua em­bai­xada em Minsk.

Um porta-voz do Mi­nis­tério dos Ne­gó­cios Es­tran­geiros bi­e­lor­russo, Ana­toly Graz, de­nun­ciou as ac­ções «aber­ta­mente hostis» dos EUA contra o seu país e jus­ti­ficou a me­dida: «Numa al­tura em que Washington está a re­duzir a co­o­pe­ração em todos os campos e a tentar su­focar no plano eco­nó­mico o nosso país, ob­jec­ti­va­mente, não vemos qual­quer sen­tido na pre­sença na Bi­e­lor­rússia de um nú­mero tão im­por­tante de efec­tivos na missão di­plo­má­tica norte-ame­ri­cana».

A me­dida adop­tada por Minsk surge de­pois de os EUA terem anun­ciado um agra­va­mento das san­ções contra a Bi­e­lor­rússia. Estas me­didas co­er­civas e uni­la­te­rais, im­postas à margem das Na­ções Unidas e em con­fronto com o di­reito in­ter­na­ci­onal, visam sec­tores-chave da eco­nomia do país, abran­gendo uma longa lista de em­presas e res­pon­sá­veis.

Para além de exigir a di­mi­nuição do nú­mero de fun­ci­o­ná­rios da missão di­plo­má­tica norte-ame­ri­cana, a Bi­e­lor­rússia também re­vogou o acordo va­li­dando a no­me­ação de Julie Fis­cher como em­bai­xa­dora dos EUA em Minsk, cargo que a di­plo­mata no­meada no início de 2021 não chegou a exercer.

A de­gra­dação das re­la­ções e a su­bida de tom entre Minsk e Washington ocorrem num con­texto de in­ge­rência e boi­cote eco­nó­mico pro­mo­vido pelos EUA e seus ali­ados – in­cluindo a União Eu­ro­peia – contra a Bi­e­lor­rússia.




Mais artigos de: Europa

Subordinação aos EUA «envergonha» UE

De­pu­tados do Par­la­mento Eu­ropeu (PE) ins­taram a União Eu­ro­peia (UE) a alhear-se de po­si­ções de con­fron­tação e as­sédio su­bor­di­nadas à po­lí­tica ex­terna dos Es­tados Unidos da Amé­rica res­pei­tante a Cuba.

«Objectivo 55»

A 14 de Julho deste ano, a Comissão Europeia apresentou mais um mega pacote associado à concretização do Pacto Ecológico Europeu, sob o nome «Objectivo 55». Trata-se de um pacote de propostas apresentado com o objectivo de «alcançar uma redução das emissões líquidas de gases com efeito de estufa de, pelo menos, 55% até...