Lutar pela valorização do trabalho e dos trabalhadores

Jerónimo de Sousa assumiu como «compromisso» e «objectivo de luta» do PCP a valorização do trabalho e dos trabalhadores, bem como o aumento geral dos salários e o aumento do salário mínimo nacional para 850 euros.

Os salários dos trabalhadores em Portugal são baixos

«O aumento geral dos salários para todos os trabalhadores, incluindo os da Administração Pública, a valorização das carreiras e profissões, o aumento do salário mínimo nacional para 850 euros, são essenciais», salientou o Secretário-geral do PCP, numa declaração que pode ser vista em www.pcp.pt e que foi enviada à comunicação social no início da semana.

Como referiu, «os salários dos trabalhadores em Portugal são baixos, falta valorização das carreiras e profissões, com o que isso significa de consequências negativas nas condições de vida no plano da elevação do perfil produtivo, da criação de emprego, da garantia da fixação dos jovens no nosso País».

Agravamento da exploração
Segundo Jerónimo de Sousa, o grande capital tem em curso uma intensa acção para «agravar a exploração dos trabalhadores, apropriar-se de vultuosos recursos públicos e pôr em causa direitos, liberdades e garantias», continuando «a usar a epidemia e os seus efeitos como pretexto, incluindo a estafada contraposição entre aumentos salariais e emprego».

«Os despedimentos colectivos são operações de chantagem sobre os trabalhadores como é evidenciado, entre outros, pelos processos em curso na PT/Altice, na Galp, ou no sector bancário», ilustrou, frisando: «É necessário pôr termo a estes processos, garantir os postos de trabalho, acabar com a violação dos direitos consagrados na Constituição».

 



Mais artigos de: PCP

PCP desmascara propaganda do Governo em torno do novo hospital de Évora

A propósito das notícias sobre a assinatura do auto de consignação das obras de construção do Hospital Central do Alentejo, em Évora, a Direcção da Organização Regional de Évora (DOREV) do PCP lamenta as «repetidas acções de propaganda» do Governo, desta vez como fotografia com o candidato do PS à Câmara de Évora, «numa...

Cartelização de grupos económicos da saúde

O PCP reagiu à divulgação da notícia segundo a qual a Autoridade da Concorrência (AC) terá acusado grupos privados da saúde de práticas ilegais, sublinhando que tal facto «confirma a prática parasitária e de “cartelização” dos principais grupos económicos e do seu objectivo de fazer da doença um negócio». Informação...