CineAvante! com programação para miúdos e graúdos na Festa

Ao ar livre, junto ao lago da Festa do Avante!, o CineAvante! volta este ano a oferecer uma programação de qualidade, pensada para suscitar a reflexão e a acção dos adultos, a imaginação e criatividade das crianças.

Não faltam razões para dar um pulo ao anfiteatro junto ao lago

De sexta, 3, a domingo, 5, não faltam razões para dar um pulo ao anfiteatro montado junto ao lago da Festa do Avante!, para onde o ano passado se deslocou o CineAvante!. A selecção dos filmes a exibir nas noites, teve como critério escolher aqueles com pouca ou nula visibilidade no circuito comercial. Assim, sexta-feira, às 21h30, o certame arranca com «Fora de Campo ou Revolução Até a Vitória», do realizador palestiniano Mohanad Yaqubi, um documentário sobre a longa luta do povo palestiniano, mais concretamente a sua tentativa de construir uma imagem e auto-representação nos seus próprios termos durante as décadas de 60 e 70, com a criação da célula de cinema da Palestina, integrada na OLP.

Já no sábado, às 19h30, estará em exibição o filme «Visões do Império», da realizadora Joana Pontes, sobre o modo como o império português e a sua história foram imaginados, documentados e publicitados a partir do registo fotográfico, desde o final do século XIX até à revolução que, em 1974, pôs fim à ditadura fascista. Em seguida, a partir das 21h30, passa a longa-metragem «Prazer, Camaradas!», do realizador José Filipe Costa, um filme que nos traz a alegria da revolução e da liberdade conquistada em 1974.

Na noite de domingo, o CineAvante! Volta a ter duas sessões: uma às 20h00, com «O Turno», da realizadora Laura Carreira, um filme sobre as consequências de viver com contratos cada vez mais precários; outra às 20h15, com «Os Emigrantes», do realizador José Vieira, que através do retrato profundamente humano de uma pequena aldeia portuguesa, cuja maioria da população emigrou para França, mostram as consequências devastadoras da emigração para todos os que a ela são forçados ao longo dos tempos.

Monstrinha
Fruto de uma colaboração de há anos com o Monstra – Festival de Animação de Lisboa, na Festa do Avante! voltam a decorrer duas sessões matinais, às 11h30, de sábado e domingo, com uma selecção de filmes de animação que, nas palavras do director da monstra, Fernando Galrito, têm como ingredientes movimento, cor, histórias, narrativas, texturas, sensações, emoções, e rebeldia espelhada nas personagens e nas formas que nos fazem rir, emocionar e pensar.

Assim, nas manhãs de cinemainfantil da Festa do Avante! serão exibidos: «Manta», da realizadora russa Marina Moshkova, «Trufas», das checas Katerina Karhankova eAlexandra Majova, «Doce», da búlgara Radostina Neykova, «ODécimo Primeiro Passo», da iraniana Maryam Kashkoolinia,«Balada das Notas Musicais», do chinês Xi Chengzhuo, «Zara e os Outros: OConcurso de Misses», realizado pelos noruegueses Nils Johan Lund e Bjørn Sortland, e «Um Lince na Cidade», da francesa NinaBisiarina.

Da programação da monstrinha constam ainda «Pé de Milho», da russa Anastasiia Zhakulina, «Tobi e o Turbo», dos alemães Verena Fels eMarc Angele, «As Mãos Voadoras», do italiano Giovanni Meola, «Perseguir as Estrelas», da holandesa Laura Aldofredi, «Vivi Wolf e o Quarto Mágico», dirigido pelos brasileirosIsabelle Santos e Edu Camargo, «Ovelhas, Lobo e uma Chávena de C», do gaulesaMarion Lacourt.

Ainda em colaboração com a Monstra realizar-se-ão oficinas de cinema de animação, nas quais os mais novos poderão descobrir como se conquista a imagem animada com materiais simples.

 



Mais artigos de: Festa do Avante!

Festa do Avante! ergue-se com a força da juventude

A Atalaia voltou a receber, de 22 a 25 de Julho, cerca de centena e meia de jovens para mais uma edição do AGIT Atalaia. Convívio, desporto, debate, formação política e árduo empenho na construção da Festa do Avante! foram os elementos centrais dos quatro dias.

HMB de regresso à Festa para fazerem «ainda melhor»

Os HMB regressam este ano à Festa do Avante! com um novo disco na bagagem e muita vontade de «ir com tudo para cima do palco», num espectáculo para o qual convidam uma das suas referências de infância, Lena D’ Água. Com muito boas recordações da anterior passagem pela Festa, acreditam que desta vez será ainda melhor.