Partido Comunista Alemão impedido de participar em eleições

Foi com «pro­funda pre­o­cu­pação» que o Par­tido Co­mu­nista Por­tu­guês tomou co­nhe­ci­mento da de­cisão do Co­mité Fe­deral Elei­toral da Ale­manha de não ad­mitir a par­ti­ci­pação do Par­tido Co­mu­nista Alemão nas elei­ções par­la­men­tares que se re­a­lizam a 26 de Se­tembro.

O PCP «re­pudia e con­dena ve­e­men­te­mente uma qual­quer ten­ta­tiva que, a pre­texto de uma questão pro­ces­sual – a ale­gada de­mora na pres­tação de de­cla­ração fi­nan­ceira –, vise privar o Par­tido Co­mu­nista Alemão do di­reito de par­ti­cipar em elei­ções e do seu es­ta­tuto como par­tido po­lí­tico, o que na prá­tica se tra­du­ziria na sua ina­cei­tável ile­ga­li­zação», afirmam os co­mu­nistas por­tu­gueses.

Numa nota di­vul­gada no dia 9, o PCP ex­pressa a sua so­li­da­ri­e­dade ao Par­tido Co­mu­nista Alemão e apela a todas as forças de­mo­crá­ticas da Ale­manha para que ajam em prol da de­fesa dos di­reitos, li­ber­dades e ga­ran­tias, da de­mo­cracia, ga­ran­tindo o di­reito do Par­tido Co­mu­nista Alemão a par­ti­cipar nas elei­ções par­la­men­tares de Se­tembro pró­ximo.




Mais artigos de: Europa

Despedimentos na Tap só se o Governo quiser

«A Co­missão não fixou nem fi­xará quais­quer ob­jec­tivos de des­pe­di­mento para a TAP Air Por­tugal no âm­bito do seu plano de Re­es­tru­tu­ração», res­pondeu a Co­missão Eu­ro­peia (CE) aos de­pu­tados do PCP no Par­la­mento Eu­ropeu (PE).

O direito a envelhecer dignamente

Nos últimos meses participámos activamente na discussão do relatório «sobre um velho continente a envelhecer – possibilidades e desafios relacionados com a política de envelhecimento após 2020», que foi votado na última sessão plenária, em Estrasburgo. Apresentámos dezenas de alterações partindo da ideia de que o...