Obra feita e trabalho realizado no concelho de Grândola
António Figueira Mendes, administrador de empresas, recandidata-se a um terceiro mandato como presidente da Câmara Municipal (CM) de Grândola, cargo que desempenhou entre 1976 e 1989.
Determinação, coragem, competência e honestidade
No actual mandato tem os pelouros de Coordenação Geral da Actividade da Câmara, Planeamento Estratégico e do Território, Projectos, Urbanismo, Comunicação e Protocolo, Área Jurídica e Desenvolvimento Económico. É vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral e da Comissão Permanente do Conselho Regional da CCDR Alentejo.
O seu trabalho autárquico, realizado em dois momentos distintos (de 1976 a 1989 e de 2013 até ao presente), pautou-se sempre pela determinação, coragem, competência e honestidade – em prol do desenvolvimento do concelho e da melhoria da qualidade de vida da população. A obra feita e o trabalho realizado são inquestionáveis e demonstram toda a sua competência para continuar a liderar os destinos do concelho de Grândola.
Do seu extenso currículo destaca-se a participação na criação das Associações de Municípios dos Distritos de Beja, Setúbal e Litoral Alentejano; foi membro da Comissão Executiva da Associação de Municípios do Distrito de Setúbal; presidente do Conselho de Administração da Associação dos Municípios do Litoral Alentejano e Administrador-delegado; membro da Comissão Constituinte e do Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses; participou na criação da Região de Turismo de Setúbal - Costa Azul, sendo, desde sempre, membro da sua Comissão Executiva.
António Figueira Mendes é militante do PCP desde 1959.
Assembleia Municipal
Anunciado foi, igualmente, o nome do candidato da CDU a presidente da Assembleia Municipal (AM) de Grândola: Rafael Rodrigues, 59 anos, licenciado em Antropologia com pós-graduação em Turismo, Ambiente e Identidades Locais, ambas pelo ISCTE.
É técnico superior de Antropologia da CM de Palmela, presidente da AM de Grândola, desde Outubro de 2013, chefe da Divisão de Desenvolvimento Económico da CM de Évora, desde Setembro de 2018, e presidente da Direcção da Creche e Jardim de Infância de Grândola.
Militante do PCP, foi vereador na CM de Grândola, entre 2009 e 2013, vereador em regime de permanência na CM de Moura, de 2005 a 2009, exerceu funções de adjunto e chefe de Gabinete do presidente da CM de Grândola de 1995 a 2001. Entre 1989 e 1995 foi jornalista profissional.