CDU é uma força indispensável para a cidade de Lisboa
No dia 30 de Junho, a CDU apresentou publicamente a sua primeira candidata à Assembleia Municipal de Lisboa, Leonor Moniz Pereira, assim como o mandatário concelhio, Modesto Navarro.
«Queremos tornar possível a cidade desejada»
A iniciativa decorreu no Miradouro de São Pedro de Alcântara e contou com a presença de João Ferreira, candidato da CDU a presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
Leonor Moniz Pereira, militante do PCP, tem uma vida dedicada à educação e à actividade física. Professora Catedrática jubilada da Faculdade de Motricidade Humana, foi presidente do Conselho Científico desta Faculdade entre 2007 e 2014. Investigou e leccionou sobretudo nas áreas da Integração Social e Reabilitação, em Estratégias de Inclusão e Actividade Física Adaptada.
Leonor Moniz Pereira, entre muitas outras actividades, coordenou o grupo de educação especial no Instituto de Inovação Educacional e representou a Faculdade de Motricidade Humana no Comité Paralímpico de Portugal entre 2013 e 2018. Tendo participação editorial em diversas revistas, é actualmente Directora Editorial Adjunta da Revista Científica da Federação Portuguesa de Desporto para pessoas com Deficiência. Foi membro da Direcção do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa entre 1994 e 2003 e integrou o Conselho do Departamento do Ensino Superior e Investigação da Fenprof. Foi membro da Assembleia de Freguesia de Carnaxide. Recebeu vários prémios, entre os quais a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro da Câmara Municipal de Oeiras em 1989.
Mandatário concelhio
António Modesto Navarro, escritor, é autor de 42 livros – romances, contos, poesias e ainda de levantamentos de carácter sociológico. Ganhou o Prémio Caminho de Literatura Policial em 1991. António Modesto Navarro colaborou ainda em diversas revistas e jornais, em boa parte sobre o exercício do Poder Local democrático em Lisboa e no País. Militante do PCP desde 1971, foi preso pela PIDE, interrogado, torturado e esteve em isolamento em Caxias. Foi membro fundador e dirigente da Associação Portuguesa de Escritores, presidente da Direcção da Voz do Operário, membro fundador e dirigente da Associação Conquistas da Revolução e é presidente da Direcção da Associação Fernando Lopes Graça.
Com diversas responsabilidades na Direcção do PCP, o trabalho autárquico percorreu a sua vida, tendo sido presidente da Assembleia Municipal de Lisboa entre 2003 e 2005 e deputado da Assembleia da Grande Área Metropolitana de Lisboa desde 1991 até à extinção deste órgão pelo governo do PSD/CDS em 2013. António Modesto Navarro recebeu em 2002 a Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro, da Cidade de Lisboa. Actualmente é representante do Grupo Municipal do PCP na Assembleia Municipal de Lisboa.
Conhecimento e experiência
Na sua intervenção, João Ferreira começou por destacar o conhecimento e a experiência do mandatário, que conta com 35 anos de eleito autárquico e que foi um dos construtores do Poder Local democrático no nosso País, e da exemplar intervenção cívica de Leonor Moniz Pereira, prestigiada académica, que tem uma visão ampla, abrangente e avançada da cidade.
«Queremos tornar possível a cidade desejada, uma cidade onde o bem-comum e o interesse colectivo tem de prevalecer sobre interesses particulares, o que não aconteceu com a gestão PSD/CDS no início e nos últimos anos com PS e BE. A evidência desta governação demonstra que só a CDU constitui a alternativa para a construção da cidade que queremos. Uma cidade que saiba conjugar de forma harmoniosa os diferentes direitos que fazem o direito à cidade», referiu João Ferreira.
Crescem os apoios
A candidatura da CDU na cidade de Lisboa continua a crescer e a ganhar apoios. Como tem sido afirmado pelo candidato a presidente da Câmara Municipal de Lisboa, João Ferreira, este projecto quer «mobilizar forças e vontades para vencermos a distância entra a cidade que temos e a cidade que queremos».
Carlos Mendes, músico; Catarina Beato, jornalista e escritora; Cíntia Gil, realizadora; Fernando Galrito, director artístico do festival de animação MONSTRA; Gonçalo Waddington, actor, encenador e realizador; Henrique Chaves, dirigente da Frente Anti-Racista; João Paulo Cotrim, jornalista, guionista, escritor; João San Payo, músico Peste & Sida; José Luís Costa, LARGO - Residências Artísticas do Intendente; Lina Cortes, presidente do Mirantense Futebol Clube; Maria Antónia Mendes (Mitó), música; Maria João Luis, actriz; Maria Teresa Horta, poetisa; Marina Albuquerque, actriz; Mário de Carvalho, escritor; Miguel Ribeiro, director artístico do DocLisboa; Ricardo Paes Mamede, economista; Vítor Reis, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa, são alguns dos nomes de um conjunto alargado de apoiantes, que se revêm neste projecto que ganha cada vez mais força.