CDU avança em Alcácer do Sal
Vítor Proença, 64 anos, gestor na área da comunicação, é o candidato da CDU a presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, cargo que ocupa desde Outubro de 2013.
«Profundo conhecedor e defensor dos interesses do Litoral Alentejano», o candidato e actual presidente «destacou-se em intervenções directas que viabilizaram, entre outras, a construção e abertura do Hospital do Litoral Alentejano, a afirmação turística do Alentejo Litoral, a vinda de mais médicos para o Alentejo, o Sistema Público de Abastecimento de Águas e Efluentes do Alentejo, medidas pela despoluição das praias e o novo Sistema de Redução Tarifária nos passes em transporte rodoviário», destaca a CDU.
Vítor Proença integra, desde 2014, o Conselho de Concertação Territorial e o Conselho Geral da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), é presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, presidiu a Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública do Alentejo e integrou o Conselho Directivo da ANMP, entre 2013 e 2017. Presidiu a Câmara Municipal de Santiago do Cacém entre 2001 e 2013.
«Acérrimo defensor dos direitos dos trabalhadores, comerciantes e agricultores», Vítor Proença «esteve sempre ao lado de quem trabalha e produz, na defesa das suas justas causas», com «as populações, pelo reforço do Serviço Nacional de Saúde e contra o encerramento de extensões de saúde, pela aposta nas escolas rurais e serviços públicos de qualidade, assim como contra a extinção de freguesias tão importantes na proximidade com as pessoas», acrescenta a CDU.
Em executivos por si liderados construíram-se diversos equipamentos e obras que qualificaram Alcácer do Sal, como é o caso do Interface de Transportes, o Parque Urbano de Alcácer do Sal, o Plano de Mobilidade do Torrão, o Museu «Pedro Nunes», os novos transportes urbanos de Alcácer do Sal.
Vitor Proença é membro do PCP desde há 45 anos e integra a Comissão Concelhia de Alcácer do Sal do Partido, bem como o Gabinete Técnico de Apoio às Autarquias Locais, junto do Comité Central do PCP.
Assembleia Municipal
A lista para a Assembleia Municipal é encabeçada por Vítor Palmela Fidalgo, 33 anos, licenciado, mestre e doutorando em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. É, igualmente, pós-graduado em Direitos de Autor e Sociedade da Informação e Direito e Arbitragem. É docente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Aos 27 anos foi nomeado directorjurídico na Consultora Inventa International, onde continua a exercer a sua profissão.
Foi consultor da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e investigador convidado do Instituto Max Planck para a Inovação e Concorrência em Munique (Alemanha). Publicou obras académicas em Portugal, Alemanha, Reino Unido, Espanha e Brasil. Faz parte, desde 2010, do Grupo de Juristas da Amnistia Internacional Portugal, em regime de voluntariado, onde dá pareceres sobre questões relacionadas com a violação de Direitos Humanos.