Saúde, produção e transportes em jornada pelo Algarve
Em contacto com trabalhadores e população, João Dias, deputado do PCP na Assembleia da República, esteve, dia 10, no Algarve.
A região reclama um forte investimento público
A jornada iniciou-se com uma visita ao Centro de Vacinação de Silves, onde, acompanhado pela presidente da Câmara Municipal de Silves, o eleito comunista avaliou o processo em curso, aproveitando a ocasião para sublinhar que a vacinação e testagem massiva são fundamentais para travar o surto epidémico e retomar as actividades económicas, sociais, culturais e desportivas.
«Um objectivo que continua a exigir, ao contrário do que pretende a UE e o Governo, a diversificação das compras de vacinas, a libertação das patentes e a produção daquelas em Portugal», salientou João Dias.
Já em Portimão, «os problemas do Serviço Nacional de Saúde estiveram presentes na reunião que teve lugar com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses. Designadamente a situação com que estão confrontados milhares de enfermeiros que, pese embora o seu papel imprescindível no combate à epidemia e na resposta geral do SNS, são vítimas da precariedade, da desvalorização das suas carreiras, do congelamento salarial que o Governo continua a impor», informou a Direcção da Organização Regional do Algarve (DORAL) do PCP.
Antes, também no concelho de Silves, «João Dias visitou duas explorações agrícolas dedicadas à produção de citrinos, tendo tido a oportunidade para ouvir as preocupações dos produtores, designadamente sobre os necessários investimentos para o abastecimento de água» precisou ainda a DORAL.
O périplo terminou com uma tribuna pública na Praça Gil Eanes, em Lagos. Ocasião para reafirmar que a região reclama um forte investimento público que assegure o direito ao transporte e à mobilidade.