AMRS lança Manifesto pelo Direito a Brincar
A Associação de Municípios da Região de Setúbal e os municípios que a constituem lançaram no dia 21, no Encontro O Tempo de Brincar é o Tempo de Crescer, realizado no Fórum Municipal José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira (Moita), um Manifesto pelo Direito a Brincar. Nesse documento, comprometem-se a «criar condições para que as crianças recuperem o tempo de brincar, a par das aprendizagens curriculares, garantindo que a brincadeira é um assunto sério na vida quotidiana, sobretudo em tempos de isolamento e distanciamento social».
Para lá da situação epidémica, que afecta de modo particular as crianças, o Manifesto realça ainda os efeitos negativos dos ritmos de trabalho acelerados e desregulados, que dificultam a «conciliação da vida profissional, pessoal e familiar, não garantindo de forma adequada os direitos de parentalidade, que conduzem a um acompanhamento institucionalizado da criança durante várias horas do dia, perdendo-se o espaço e o tempo do brincar livremente».
O Manifesto aponta várias medidas para que os direitos a brincar, ao repouso e tempos livres, à participação em jogos, actividades recreativas adaptadas à idade, bem como na vida cultural e artística, saiam das páginas da Convenção dos Direitos da Criança e se tornem realidades quotidianas. Para isso, é fundamental o envolvimento da escola, das autarquias, do movimento associativo e demais comunidade e, ainda, garantir os «mecanismos de participação das crianças, incentivando a sua expressão».