Centenário assinalado de Norte a Sul

As organizações do PCP prosseguem as comemorações dos 100 anos do Partido com uma intensa agenda de iniciativas. É disso exemplo a inauguração, dia 23, no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, da exposição alusiva à história do PCP, que ficará patente até ao próximo dia 9 de Maio, a que se seguiu a apresentação do livro «100 anos de Luta ao Serviço do Povo e da Pátria, pela Democracia e o Socialismo», com a participação de Rui Mota, das Edições Avante!.

Dia 22, na Biblioteca Municipal de Aveiro, também foi dado a conhecer o livro do Centenário numa iniciativa que contou com a presença de dezenas de camaradas e amigos e na qual interveio Octávio Augusto, membro da Comissão Politica do Comité Central do PCP.

Já em Macedo de Cavaleiros, as comemorações do Centenário continuaram, dia 17, com um debate subordinado à importância do PCP na luta pela igualdade na vida das mulheres, no qual, depois da leitura de um trecho de «Mulheres e Revolução», de Maria Velho da Costa, se seguiu um debate em que usaram da palavra a deputada do PCP na Assembleia da República e membro do Comité Central Alma Rivera, Fátima Bento da Direcção da Organização Regional de Bragança do PCP, e alguns dos presentes, tendo sido salientadas as lutas das mulheres em Portugal e as suas conquistas, o contributo ímpar dos comunistas portugueses e a realidade concreta na região e no País.

Abril presente

Em Montemor-o-Novo, a Comissão Concelhia do PCP, no âmbito das comemorações do centenário, evocou a luta dos trabalhadores e do seu Partido e a Revolução de Abril, numa sessão em que intervieram José Rato, do secretariado da Direcção da Organização Regional de Évora do PCP, Agostinho Lopes, da Comissão Central de Controlo, e na qual foi recordado como momento maior da resistência ao fascismo a conquista das oito horas de trabalho nos campos do Sul.



Mais artigos de: PCP

Isto anda tudo ligado

Todos os pretextos e justificações servem para protagonizar as mais diversas campanhas contra a Constituição da República, a democracia e a liberdade, em favor do branqueamento do fascismo.

Pelo Porto: Intervir, Lutar, Avançar

O auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett acolheu no sábado, 24, a 12.ª Assembleia da Organização da Cidade do Porto do PCP, em que participaram 80 delegados. A abrir os trabalhos, Diana Couto (responsável pela organização e membro do Comité Central) valorizou o processo de preparação da assembleia, que se...

Medidas restritivas sem justificação

«Não há nenhuma justificação para continuar com medidas restritivas que impedem o normal funcionamento da vida social, económica, cultural e desportiva», considera o PCP. Em declaração anteontem após reunião no Infarmed, Jorge Pires, da Comissão Política do Comité Central, sustentou que «a evolução verificada confirma o...