JCP afirma e prepara o seu 12.º congresso

A duas se­manas da sua re­a­li­zação, os jo­vens co­mu­nistas têm tra­ba­lhado a todo o fulgor na pre­pa­ração e afir­mação do seu 12.º Con­gresso, sob o lema Mil Lutas no Ca­minho de Abril, que se irá re­a­lizar nos dias 15 e 16 de Maio no Ateneu Ar­tís­tico, em Vila Franca de Xira.

Muitos mais jo­vens par­ti­ci­parão na cons­trução do Con­gresso até 15 e 16 de Maio

Tudo in­dica que este Con­gresso, o 12.º, a re­a­lizar nos 41 anos de luta da Ju­ven­tude Co­mu­nista Por­tu­guesa, será, à se­me­lhança dos an­te­ri­ores, um mo­mento par­ti­cu­lar­mente alto da vida da or­ga­ni­zação re­vo­lu­ci­o­nária da ju­ven­tude por­tu­guesa. No en­tanto, não é en­cer­rando-se sobre si pró­prios que os jo­vens mi­li­tantes co­mu­nistas têm pre­pa­rado este mo­mento. Muito pelo con­trário.

Com o ob­jec­tivo de levar a afir­mação do Con­gresso tão longe quanto pos­sível, as ruas, as es­colas e fa­cul­dades, as fá­bricas e de­mais em­presas têm sido lo­cais onde os jo­vens co­mu­nistas têm pro­cu­rado marcar uma pre­sença as­sídua. Assim o com­provam os nú­meros: ao todo, foram mais de 1000 os jo­vens, mi­li­tantes ou amigos, que par­ti­ci­param ou es­ti­veram en­vol­vidos no con­junto das ini­ci­a­tivas di­na­mi­zadas em torno do Con­gresso, da sua cons­trução e da sua afir­mação.

Este ano, há al­gumas no­vi­dades: para além das ha­bi­tuais dis­tri­bui­ções de do­cu­mentos, estão já es­pa­lhados por todo o País cen­tenas de car­tazes de grande for­mato – MUPI – alu­sivos ao Con­gresso. Até ao mo­mento, foram re­a­li­zadas mais de duas de­zenas de co­la­gens de car­tazes de Norte a Sul do País, e também nas re­giões au­tó­nomas.

As faixas e os mu­rais são ou­tros dois im­por­tantes meios de di­fusão do Con­gresso. A sua afi­xação ou pin­tura em lo­cais de grande afluência ju­venil. Apesar de muitos mais es­tarem pers­pec­ti­vados, 15 mu­rais já de­coram as ruas de al­gumas ci­dades do País.

To­davia, ainda há muito para fazer até aos dias 15 e 16 de Maio e muitos mais jo­vens a quem chegar.

 

Ana­lisar, dis­cutir e me­lhorar

A troca de ideias, im­pres­sões e ex­pe­ri­ên­cias, que partem da in­ter­venção par­ti­cular de cada mi­li­tante ou co­lec­tivo no seu local de es­tudo ou de tra­balho, é um dos fac­tores mais im­por­tantes que per­mite à JCP traçar as suas li­nhas de ori­en­tação po­lí­tica. Re­sulta deste de­bate o pró­prio Pro­jecto de Re­so­lução Po­lí­tica (PRP), que tem sido am­pla­mente dis­cu­tido e me­lho­rado com as con­tri­bui­ções de muitos mi­li­tantes. Ao todo, foram 95 as reu­niões de co­lec­tivos e or­ga­nismos e ple­ná­rios in­tei­ra­mente de­di­cados à dis­cussão deste do­cu­mento, que de­pois de apro­vado no Con­gresso (com as al­te­ra­ções aí in­cluídas) ori­en­tará a JCP na sua acção quo­ti­diana.

Os seis en­con­tros re­gi­o­nais já re­a­li­zados (Lisboa, Porto, Évora, San­tarém, Se­túbal e Braga), são outro im­por­tante ele­mento do pro­cesso de pre­pa­ração do con­gresso. Em todos eles par­ti­ci­param mais jo­vens do que em edi­ções an­te­ri­ores.




Mais artigos de: Nacional

Estudantes em luta

Hoje, às 16h00, frente ao Ministério da Educação (na Avenida 24 de Julho, n.º 140, em Lisboa), tem lugar uma concentração de estudantes do Ensino Básico e Secundário por melhores condições nas escolas. Mais professores e funcionários, menos alunos por turma, obras nas escolas degradadas, mais e melhores transportes, mais...

CPPME apresenta medidas urgentes para a sobrevivência do tecido empresarial

A convite da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME), na passada semana estiveram reunidas 40 associações empresariais de diversos sectores de actividade, para analisar as medidas de apoio à economia e ao emprego, que o Governo tem adoptado, bem como o grau de execução das propostas que...

Linha de Apoio no Sobral de Monte Agraço

O município de Sobral de Monte Agraço, atendendo às dificuldades do movimento associativo face à pandemia da COVID-19, criou a Linha de Apoio de Emergência às associações, colectividades e clubes do concelho. Esta medida – com um montante global de 30 mil euros – visa contribuir para o reforço do fundo de caixa de...