Estudantes em luta

Hoje, às 16h00, frente ao Ministério da Educação (na Avenida 24 de Julho, n.º 140, em Lisboa), tem lugar uma concentração de estudantes do Ensino Básico e Secundário por melhores condições nas escolas. Mais professores e funcionários, menos alunos por turma, obras nas escolas degradadas, mais e melhores transportes, mais psicólogos são algumas das reivindicações trazidas pelos estudantes.

Ao ministro da Educação será entregue uma carta subscrita por 30 associações de estudantes de todo o País. No documento critica-se também a «proibição» e «sabotagem» dos processos eleitorais para as associações de estudantes, bem como o «impedimento», por parte das direcções das escolas, de realização de assembleias gerais extraordinárias e de reuniões gerais de alunos.

 

Superior

Para ontem estava marcado um Dia Nacional de Luta do Ensino Superior, com o lema «É hora de avançar, a propina tem que acabar!», com acções em Braga, Porto, Coimbra, Caldas da Rainha, Covilhã, Évora e Lisboa. Além do fim das propinas, os estudantes exigem mais financiamento às instituições.

«Com impactos da epidemia no plano económico e social e o perpetuar das políticas de direita, muitos mais são os estudantes que vêem agora a sua frequência no Ensino Superior ser colocada em causa», adverte a Direcção Central de Ensino Superior (DCES) da JCP, num apelo à participação nos protestos.




Mais artigos de: Nacional

JCP afirma e prepara o seu 12.º congresso

A duas semanas da sua realização, os jovens comunistas têm trabalhado a todo o fulgor na preparação e afirmação do seu 12.º Congresso, sob o lema Mil Lutas no Caminho de Abril, que se irá realizar nos dias 15 e 16 de Maio no Ateneu Artístico, em Vila Franca de Xira.

CPPME apresenta medidas urgentes para a sobrevivência do tecido empresarial

A convite da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME), na passada semana estiveram reunidas 40 associações empresariais de diversos sectores de actividade, para analisar as medidas de apoio à economia e ao emprego, que o Governo tem adoptado, bem como o grau de execução das propostas que...

Linha de Apoio no Sobral de Monte Agraço

O município de Sobral de Monte Agraço, atendendo às dificuldades do movimento associativo face à pandemia da COVID-19, criou a Linha de Apoio de Emergência às associações, colectividades e clubes do concelho. Esta medida – com um montante global de 30 mil euros – visa contribuir para o reforço do fundo de caixa de...