Vietname elege novos dirigentes

O parlamento do Vietname elegeu, por votação secreta, o presidente e o vice-presidente da República, o primeiro-ministro, o presidente e três vice-presidentes da Assembleia Nacional e outros altos responsáveis estatais.

Novo chefe do Estado desempenhava o cargo de primeiro-ministro

O membro do Bureau Político do Partido Comunista do Vietname (PCV) e até agora primeiro-ministro, Nguyen Xuan Phuc, foi eleito presidente do país, na segunda-feira, 5 de Abril, pela Assembleia Nacional, em substituição de Nguyen Phu Trong.

O novo presidente da República Socialista do Vietname foi eleito com o apoio de 97,5 por cento dos deputados. Ao prestar juramento, Xuan Phuc prometeu lealdade absoluta à pátria, ao povo, ao PCV e à Constituição.

«Os nossos antepassados escreveram com suor e sangue gloriosas páginas na história e a lealdade a essas tradições abrirá capítulos que darão continuidade à prosperidade nacional», afirmou Xuan Phuc. E realçou a vocação de paz do Vietname e a sua vontade de trabalhar com os governos de outros países e seus povos para bem da Humanidade.

Na semana passada, a Assembleia Nacional indicou-o como único candidato à presidência da República. O seu trabalho como chefe do governo, desde Abril de 2016, foi elogiado pelos deputados.

Nguyen Xuan Phuc substitui Nguyen Phu Trong, a quem o parlamento agradeceu os resultados do seu labor, cumprido em acumulação com a responsabilidade de Secretário-geral do PCV. A decisão foi aprovada por 438 dos 440 deputados que participaram na votação. Em Janeiro deste ano, Phu Trong foi confirmado como Secretário-geral do partido para um terceiro mandato.

Para o cargo de primeiro-ministro foi eleito Phạm Minh Chính, de 62 anos, com larga experiência na direcção do PCV e na Assembleia Nacional, que reagiu através de um comunicado em que se afirma ciente do importante papel que o governo desempenha «na causa da construção e desenvolvimento nacional, na defesa da independência, soberania, unidade e integridade territorial do país».

O recém-eleito titular da Assembleia Nacional, Vuong Dinh Hue, elogiou os esforços do presidente da República cessante a favor do desenvolvimento económico e social do Vietname e do seu prestígio internacional. E expressou a Phu Trong votos de boa saúde para continuar a cumprir as suas responsabilidades enquanto Secretário-geral do PCV.




Mais artigos de: Internacional

Irão reafirma que não cede a pressões dos EUA

O Irão reiterou que recusará qualquer cedência face aos EUA sobre o Plano Integral de Acção Conjunta (PIAC), de que Washington se afastou unilateralmente em Maio de 2018, sob a administração Trump. De acordo com notícias provenientes de Teerão, o vice-ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Abbas Araqchi, desmentiu...

Algo está podre na sede do capitalismo

Do país mais rico do mundo, no ano da graça do Senhor de 2021, chegam notícias de que há trabalhadores da multibilionária Amazon que são forçados a urinar em garrafas. E do Alabama, onde 1100 mineiros da Warrior Met Coal cumprem hoje uma semana de greve ininterrupta contra o corte dos seus...