CDU é a alternativa à política de desastre desencadeada em Vila Real de Santo António

AUTARQUIASOs profundos e graves problemas que o concelho de Vila Real de Santo António enfrenta são da responsabilidade da gestão PSD no município. A CDU afirma-se como a alternativa.

A água ficou mais cara e o concelho ficou mais sujo

Quando se finaliza mais um mandato autárquico e ao fim de quase 16 anos de gestão PSD no município, a CDU lembra que os problemas em Vila Real de Santo António (VRSA) não advêm «dos impactos da epidemia que são graves». «Em vez da valorização dos serviços públicos impôs-se a privatização da recolha e distribuição da água, da recolha do lixo e de outros serviços. A água ficou mais cara e o concelho ficou mais sujo», acusa a Coligação PCP-PEV, acrescentando: «Em vez da boa gestão das contas públicas, VRSA tem hoje uma das maiores dívidas municipais do País. Os vila-realenses pagam as taxas e tarifas municipais mais altas do País e o seu património público foi vendido ao desbarato.»

Por outro lado, o concelho «virou-se exclusivamente para o turismo, desprezou a indústria e tem uma das mais elevadas taxas de desemprego do Algarve», «tem vindo a ser arrastado para sucessivos atentados urbanísticos, para o indisfarçável desleixo e para o estacionamento pago num negócio ruinoso para todos» e, «em vez da valorização dos direitos dos trabalhadores da autarquia, assistimos à sua desvalorização e à degradação das suas condições de trabalho», critica a CDU.

Relativamente ao anúncio da candidatura de Luís Gomes (PSD) à presidência do município, comunistas e ecologistas lembram que é «uma figura que nunca respeitou a confiança que lhe foi entregue pelos eleitores, tratando o município como se fosse seu, deixando a situação financeira da Câmara sob os cuidados intensivos do Fundo de Apoio Municipal e os vilarealenses a pagarem as taxas mais elevadas que é possível uma autarquia cobrar aos seus munícipes». O IMI é o mais alto do País.

Mudança necessária
Neste sentido, exige-se «uma mudança séria», que traga ao concelho «o trabalho, a honestidade e a competência que só a CDU pode trazer». Esta força política está pronta para «sanear as contas do concelho e permitir o desagravamento das taxas e tarifas municipais», «enfrentar as concessões, privatizações e negociatas feitas e defender os interesses das populações», «valorizar os direitos dos trabalhadores da autarquia e melhorar a resposta dos serviços públicos», «apoiar as associações, as colectividades, as empresas, os empresários e as forças vivas do concelho a ultrapassarem os impactos da epidemia», «promover a cultura e o desporto, apoiar as crianças, a juventude e a população mais idosa», «fazer obra e investimento públicos» e «romper com o marasmo e atraso no concelho».

 



Mais artigos de: Nacional

Festival Liberdade lança campanha

CULTURA «Não há liberdade sem igualdade!» dá mote à campanha que o Movimento Associativo Juvenil da Região de Setúbal se propõe dinamizar no quadro da preparação do Festival Liberdade 2021.

Câmara do PS abandona população do Alto Seixalinho

Passados três anos e meio de gestão PS na Câmara Municipal do Barreiro, a candidatura para regenerar o núcleo central do Alto Seixalinho – que incluía verbas no valor de 1,6 milhões de euros, por via a aprovação de uma candidatura integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) do Barreiro, aprovado pelo...

Agrava-se a situação dos serviços públicos em Avis

Os eleitos da CDU na Câmara e nas juntas de freguesia do concelho de Avis têm vindo a chamar a atenção das entidades responsáveis para os problemas que existem no acesso aos serviços públicos. A manutenção do horário alargado no Centro de Saúde de Avis e a permanência de atendimento nas extensões de saúde nas freguesias...

Câmara de Évora requalifica jardim de infância

A Câmara Municipal de Évora aprovou por unanimidade o projecto de requalificação do espaço exterior de recreio do Jardim-de-Infância da Escola Básica Manuel Ferreira, que implica um investimento de 86 mil euros. «Esta obra contempla o aumento do conforto das áreas pavimentadas e a sua adequação à utilização prevista, a...

Concurso infantil «A Magia do Cosmos»

Para assinalar o Dia da Cosmonáutica (12 de Abril) e o 60.º aniversário do voo de Iúri Gagárin (12 de Abril de 1961), a Associação Chance+ e a Associação Iúri Gagárin, com o apoio da agência Rossotrudnichestvo, estão a promover um concurso de desenho para crianças, designado «A Magia do Cosmos». As inscrições estão...