Câmara do PS abandona população do Alto Seixalinho

Passados três anos e meio de gestão PS na Câmara Municipal do Barreiro, a candidatura para regenerar o núcleo central do Alto Seixalinho – que incluía verbas no valor de 1,6 milhões de euros, por via a aprovação de uma candidatura integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) do Barreiro, aprovado pelo Programa Operacional Regional de Lisboa 2020 – ainda não foi executada, as obras não foram realizadas e as verbas foram desviadas para outras obras não prioritárias, algumas em espaços que não são propriedade do município.

O projecto «Regeneração do núcleo Central do Alto Seixalinho», aprovado pelo anterior executivo da CDU, em 2017, envolvia requalificar a zona do Bairro Alves Redol e espaços urbanos contíguos, que entre outras áreas incluía: a Rua Dr. Manuel Pacheco Nobre, a Rua 28 de Setembro, o Largo 3 de Maio (vulgo Largo da Santa), entre outros espaços públicos e arruamentos nesta zona central da freguesia e do concelho.

Segundo a CDU, o objectivo era «criar espaços para peões, redesenhar cruzamentos, alterar sentidos de circulação, criar novas centralidades», realizando «alterações ao nível a rede viária, do espaço público, com colocação de equipamentos, alargamento de passeios, arborização, entre outros». «Estava prevista uma intervenção de fundo, de requalificação e refuncionalização desta área urbana, com uma melhoria das condições da escola e de toda a articulação e funcionamento destas artérias», adianta a Coligação PCP-PEV.

O projecto incluía ainda a requalificação de outras ruas circundantes ao bairro, libertando algumas vias para a pedonalização, com a introdução de medidas de acalmia de tráfego, com a criação da centralidade no «Largo da Santa» e com a adaptação do espaço público, criando zonas de lazer e/ou parques infantis para o usufruto de «avós e netos».

 



Mais artigos de: Nacional

Festival Liberdade lança campanha

CULTURA «Não há liberdade sem igualdade!» dá mote à campanha que o Movimento Associativo Juvenil da Região de Setúbal se propõe dinamizar no quadro da preparação do Festival Liberdade 2021.

Agrava-se a situação dos serviços públicos em Avis

Os eleitos da CDU na Câmara e nas juntas de freguesia do concelho de Avis têm vindo a chamar a atenção das entidades responsáveis para os problemas que existem no acesso aos serviços públicos. A manutenção do horário alargado no Centro de Saúde de Avis e a permanência de atendimento nas extensões de saúde nas freguesias...

Câmara de Évora requalifica jardim de infância

A Câmara Municipal de Évora aprovou por unanimidade o projecto de requalificação do espaço exterior de recreio do Jardim-de-Infância da Escola Básica Manuel Ferreira, que implica um investimento de 86 mil euros. «Esta obra contempla o aumento do conforto das áreas pavimentadas e a sua adequação à utilização prevista, a...

Concurso infantil «A Magia do Cosmos»

Para assinalar o Dia da Cosmonáutica (12 de Abril) e o 60.º aniversário do voo de Iúri Gagárin (12 de Abril de 1961), a Associação Chance+ e a Associação Iúri Gagárin, com o apoio da agência Rossotrudnichestvo, estão a promover um concurso de desenho para crianças, designado «A Magia do Cosmos». As inscrições estão...