Festival Liberdade lança campanha
CULTURA «Não há liberdade sem igualdade!» dá mote à campanha que o Movimento Associativo Juvenil da Região de Setúbal se propõe dinamizar no quadro da preparação do Festival Liberdade 2021.
Garantir que existe igualdade entre todos
O Festival – agendado para os dias 2 e 3 de Julho na Quinta do Conde, Sesimbra – é um projecto regional, assumido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) e os municípios seus associados, em parceria com o Movimento Associativo Juvenil da Região de Setúbal.
«Todos os dias somos confrontados com situações desiguais e injustiças, como a diferença salarial entre homens e mulheres, as desigualdades no acesso aos direitos parentais, a pobreza, a dificuldade de acesso às mesmas oportunidades, o racismo, a xenofobia e outras tantas formas de discriminação», refere o texto da campanha, onde se afirma: «Toda e qualquer noção de progresso e ideia de futuro para a Humanidade tem de ser sustentada na ideia da igualdade».
«Se queremos o desenvolvimento económico e justiça social, com um sistema de ensino público e um Serviço Nacional de Saúde disponíveis para todos, um emprego com direitos, o fim da precariedade, acesso à cultura e à prática desportiva, tempo para lazer, e se queremos uma vida digna para a juventude, então temos de garantir que existe igualdade entre todos. Seja na vida, na escola ou no trabalho. Cumprindo a Constituição da República Portuguesa», continua a texto.
Carta-aberta
A campanha, dinamizada pelo Comité Organizador do Festival da Liberdade, onde participam diversas estruturas do Movimento Associativo Juvenil e técnicos de juventude dos vários municípios associados da AMRS, avançou, entretanto, com uma carta-aberta onde apela às organizações de juventude da região a sua subscrição, através do e-mail festival.liberdade@amrs.pt.
Entretanto, no dia 28 de Março, às 21h00, tem lugar uma conversa sobre o «Dia Nacional da Juventude e as questões da igualdade na vida e no trabalho», que será transmitido em streaming nas redes sociais do Festival Liberdade. No passado dia 12 falou-se, pelas mesmas vias, sobre o «8 de Março – Dia Internacional da Mulher e as questões da igualdade».