Sobre a criação do Mecanismo de Recuperação e Resiliência

CRÍTICA O Mecanismo de Recuperação e Resiliência da UE foi criticado no Parlamento Europeu por João Ferreira, para quem as verbas disponibilizadas nem chegam para compensar os impactos da pandemia, quanto mais para relançar e modernizar as economias.

«Não é nenhuma bala de prata, não é verdadeiramente uma bazuca»

Lusa


João Ferreira, deputado do PCP no Parlamento Europeu, interveio no dia 9 sobre a criação de um Mecanismo de Recuperação e Resiliência. Afirmou que «este mecanismo de recuperação tem três problemas capitais, que resumiria assim: quanto; quem paga; e em que condições será aplicado».

Em primeiro lugar, avisa, «não façamos disto aquilo que não é». O dinheiro, muito menos do que o próprio Parlamento Europeu apontou ser necessário, «não chega sequer para compensar os impactos da pandemia, quanto mais para relançar e modernizar as economias». Mais: «Não é nenhuma bala de prata, não é verdadeiramente uma bazuca».

Em segundo lugar, o mais provável, «o que é certo neste momento», é que este mecanismo seja reembolsado pelos próprios Estados-Membros, que recebem agora por conta de pagamentos futuros: «Pagarão o que recebem agora com cortes nas transferências de orçamentos futuros».

Em terceiro lugar, este mecanismo fica amarrado à condicionalidade económica e política imposta pela União Europeia: «Para percebermos o que isto significa, recordo que há dois anos, nas recomendações por país no âmbito do Semestre Europeu, a Comissão Europeia mandava Portugal cortar nas despesas de saúde».




Mais artigos de: Europa

Desafios futuros no âmbito dos direitos das mulheres

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu votaram favoravelmente, no dia 11, no âmbito da sessão plenária, uma resolução que recomenda aos Estados-membros a intervir em torno de diversos aspectos da situação das mulheres, associada aos «25 anos da Declaração de Pequim e da Plataforma de Acção: desafios futuros no âmbito...

Para além da «bazuca», um alerta que ecoa

1. A Federação Mundial dos Trabalhadores Científicos (FMTC), organização que celebra os seus 75 anos de existência, de acção empenhada nas causas da paz e do progresso, lançou este mês um alerta intitulado «Covid-19 e alterações climáticas». Neste alerta, que é simultaneamente um apelo à acção, chama-se a atenção para...