MURPI exige mais apoios do Poder Central e a reabertura das associações de reformados

A Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos – MURPI defende a continuidade das associações de reformados, reequacionando, logo que haja condições, a sua abertura e funcionamento com a continuação do regular funcionamento das direcções; a exigência no apoio logístico e financeiro para criar condições de segurança sanitária das instalações para reabertura dos centros de convívio e de centros de dia; a prática de actividades culturais como o canto, a música, a leitura, a poesia e artes plásticas; a prática de jogos tradicionais.

No apelo «Desafios exigentes que estão colocados aos dirigentes do movimento associativo dos reformados, pensionistas e idosos. Juntos saberemos enfrentá-los», também se apoia a «defesa do papel das associações de reformados como importantes centros cívicos de associativismo que privilegiam actividades que contribuam para uma sã convivência cívica e democrática, de solidariedade e participação social, política, cultural e desportiva» dos associados.

Para tal, o MURPI reivindica do Poder Central «condições financeiras que salvaguardem os direitos dos seus trabalhadores, o financiamento dos reequipamentos, assegurando as condições de segurança sanitária dos centros de convívio e de dia».




Mais artigos de: Nacional

Proteger e reforçar o Serviço Nacional de Saúde

UTENTES «A situação sanitária, económica e social que o País atravessa exige urgentes medidas de emergência» para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), defende o Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP).

Câmara do Seixal investe na mobilidade do concelho

AUTARQUIAS A Câmara Municipal do Seixal (CMS) aprovou a abertura do concurso público para a execução da obra de prolongamento da via alternativa à Estrada Nacional 10 entre Corroios e a Quinta da princesa, em Amora.

JCP marca Encontro Regional de Lisboa e prepara Congresso

No dia 27 de Fevereiro, o Mercado de Culturas acolhe o 19.º Encontro Regional de Lisboa da JCP, sob o lema «Mil lutas no caminho de Abril. Organizar, transformar!». A iniciativa pretende juntar jovens comunistas e amigos do JCP da região de Lisboa em volta dos problemas que afectam cada vez...

Importantes intervenções em Grândola

A Câmara Municipal de Grândola (CMG) lançou recentemente o concurso público para a obra de requalificação dos espaços exteriores da zona envolvente ao Bairro da Esperança, Parque de Feiras e Parque Desportivo. Com um preço base de 390 mil euros, esta intervenção vai decorrer em duas fases e pretende reabilitar zonas de...