JCP marca Encontro Regional de Lisboa e prepara Congresso
No dia 27 de Fevereiro, o Mercado de Culturas acolhe o 19.º Encontro Regional de Lisboa da JCP, sob o lema «Mil lutas no caminho de Abril. Organizar, transformar!». A iniciativa pretende juntar jovens comunistas e amigos do JCP da região de Lisboa em volta dos problemas que afectam cada vez mais a juventude. No encontro serão traçadas linhas de trabalho para reforçar a organização, o seu conhecimento da realidade e ligações às massas e reforçar a luta desenvolvida pela resolução dos problemas da juventude.
No sábado, 31, a Direcção Nacional (DN) da JCP, reunida na «A Voz do Operário», em Lisboa, aprovou o projecto de resolução política do 12.º Congresso dos jovens comunistas portugueses, que se realiza a 15 e 16 de Maio, documento que será debatido por toda a organização. A DN analisou ainda a situação política e social dos jovens portugueses.
Medidas urgentes
Entretanto, em nota divulgada no dia 25 de Janeiro, a JCP reforçou a ideia de que o «ensino à distância não substitui o ensino presencial», exigindo, «face aos resultados e prejuízos causados» em 2020, a «abertura das escolas o mais rapidamente possível».
Esta medida deve ser acompanhada de outras de «carácter de urgência», nomeadamente a «contratação de mais funcionários e professores, a redução do número de alunos por turma, a testagem dos elementos da comunidade educativa e o aumento da oferta dos transportes públicos», tal como o PCP e a JCP têm vindo a propor.
As criticas dos jovens comunistas estendem-se à «teimosia» do Governo na realização dos Exames Nacionais, que, neste quadro, «agravam ainda mais as desigualdades sócio-económicas entre estudantes».