Investimentos importantes para Loures e Sobral de Monte Agraço
Aprovado no dia 2 de Dezembro, o orçamento da Câmara Municipal de Loures (CML), no valor de cerca de 176,8 milhões de euros, contempla «um conjunto de importantes investimentos» em áreas como educação, saúde, ambiente, vias rodoviárias e infra-estruturas de saneamento.
Bernardino Soares, presidente da autarquia, destacou o apoio à economia local, às instituições sociais, às colectividades e aos bombeiros. Entre os «projectos de grande envergadura» a colocar em marcha no próximo ano, o eleito comunista referiu as obras nos edifícios municipais nas Sapateiras, a construção de um centro cultural e o investimento nos dois sistemas de metro que está previsto virem a servir o concelho, entre outros.
O orçamento de 2021 e as opções do plano 2021-2025 foram aprovados com o voto favorável da CDU, a abstenção do PS e o voto contra do PSD.
Sobral de Monte Agraço
No mesmo dia, 2, a Câmara de Sobral de Monte Agraço aprovou um orçamento de 12,3 milhões de euros (superior em 1,2 milhões de euros ao de 2020). Segundo a autarquia, o aumento é impulsionado pelo acréscimo da despesa com a aquisição de bens de capital, de 2,8 para 3,8 milhões de euros, em que estão associados os investimentos, e pelas transferências de capital, de 1,7 para 2,4 milhões de euros, tendo em conta o financiamento recebido para esses mesmos investimentos.
Em 2021, as prioridades serão a requalificação do antigo posto da GNR, para o transformar em Edifício Multi-serviços Municipais (950 mil euros), da escola do primeiro ciclo de Sobral e Santo Quintino (660 mil euros), da escola de Pero Negro (600 mil euros) e da Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral (200 mil euros).
A autarquia vai ainda investir 159 mil euros na criação de um percurso pedonal entre a vila de Sobral e a localidade de Chãos e 59 mil euros num outro a localizar na zona nascente da vila.
O orçamento e as grandes opções do plano para 2021 foram aprovados pela maioria da CDU, com PS e PSD a votarem contra.