Investimentos importantes para Loures e Sobral de Monte Agraço

Apro­vado no dia 2 de De­zembro, o or­ça­mento da Câ­mara Mu­ni­cipal de Loures (CML), no valor de cerca de 176,8 mi­lhões de euros, con­templa «um con­junto de im­por­tantes in­ves­ti­mentos» em áreas como edu­cação, saúde, am­bi­ente, vias ro­do­viá­rias e infra-es­tru­turas de sa­ne­a­mento.

Ber­nar­dino So­ares, pre­si­dente da au­tar­quia, des­tacou o apoio à eco­nomia local, às ins­ti­tui­ções so­ciais, às co­lec­ti­vi­dades e aos bom­beiros. Entre os «pro­jectos de grande en­ver­ga­dura» a co­locar em marcha no pró­ximo ano, o eleito co­mu­nista re­feriu as obras nos edi­fí­cios mu­ni­ci­pais nas Sa­pa­teiras, a cons­trução de um centro cul­tural e o in­ves­ti­mento nos dois sis­temas de metro que está pre­visto virem a servir o con­celho, entre ou­tros.

O or­ça­mento de 2021 e as op­ções do plano 2021-2025 foram apro­vados com o voto fa­vo­rável da CDU, a abs­tenção do PS e o voto contra do PSD.

So­bral de Monte Agraço
No mesmo dia, 2, a Câ­mara de So­bral de Monte Agraço aprovou um or­ça­mento de 12,3 mi­lhões de euros (su­pe­rior em 1,2 mi­lhões de euros ao de 2020). Se­gundo a au­tar­quia, o au­mento é im­pul­si­o­nado pelo acrés­cimo da des­pesa com a aqui­sição de bens de ca­pital, de 2,8 para 3,8 mi­lhões de euros, em que estão as­so­ci­ados os in­ves­ti­mentos, e pelas trans­fe­rên­cias de ca­pital, de 1,7 para 2,4 mi­lhões de euros, tendo em conta o fi­nan­ci­a­mento re­ce­bido para esses mesmos in­ves­ti­mentos.

Em 2021, as pri­o­ri­dades serão a re­qua­li­fi­cação do an­tigo posto da GNR, para o trans­formar em Edi­fício Multi-ser­viços Mu­ni­ci­pais (950 mil euros), da es­cola do pri­meiro ciclo de So­bral e Santo Quin­tino (660 mil euros), da es­cola de Pero Negro (600 mil euros) e da Es­cola Bá­sica e Se­cun­dária Jo­a­quim Inácio da Cruz So­bral (200 mil euros).

A au­tar­quia vai ainda in­vestir 159 mil euros na cri­ação de um per­curso pe­donal entre a vila de So­bral e a lo­ca­li­dade de Chãos e 59 mil euros num outro a lo­ca­lizar na zona nas­cente da vila.

O or­ça­mento e as grandes op­ções do plano para 2021 foram apro­vados pela mai­oria da CDU, com PS e PSD a vo­tarem contra.

 



Mais artigos de: Nacional

Município de Palmela aprova «maior investimento de sempre»

AU­TAR­QUIAS A Câ­mara Mu­ni­cipal de Pal­mela (CMP) aprovou o or­ça­mento e as grandes op­ções do plano (GOP) para 2021. A au­tar­quia já con­cluiu, ou tem em con­clusão, um im­por­tante con­junto de ac­ções no âm­bito do Por­tugal 2020.