Município de Palmela aprova «maior investimento de sempre»

AUTARQUIAS A Câmara Municipal de Palmela (CMP) aprovou o orçamento e as grandes opções do plano (GOP) para 2021. A autarquia já concluiu, ou tem em conclusão, um importante conjunto de acções no âmbito do Portugal 2020.

Novos e importantes projectos de futuro

Aprovado com os votos favoráveis da maioria CDU, abstenção dos eleitos do PS e do Movimento Independente pela Mudança (MIM) e voto contra da Coligação Palmela Mais (PSD/CDS), no dia 9 de Dezembro, o orçamento do próximo ano «concretiza compromissos de mandato e lança novos e importantes projectos de futuro, apresentando o maior investimento de sempre», informa a CDU, em nota de imprensa divulgada no dia 14 de Dezembro.

O orçamento aprovado tem um valor global de 54,8 milhões de euros, apresentando um aumento de 15,8 por cento face ao inicial de 2020, correspondendo 45,8 milhões às GOP.

«Este documento considera uma atenção especial à situação social e económica do País, com apoios e medidas para as famílias, para o tecido económico mais fragilizado, para os bombeiros e para o movimento associativo», anuncia a Coligação PCP-PEV, dando conta da aprovação de «benefícios fiscais», como a baixa do IMI, pelo nono ano consecutivo, e a isenção da derrama para as micro e pequenas empresas cujo volume de negócios não ultrapasse os 150 mil euros.

As áreas prioritárias de investimento são a educação, o ambiente, a acção social, as infra-estruturas e transportes, o turismo e a economia local, a cultura e o desporto. Entre os projectos de grande envergadura que o município tem em curso destaca-se a ampliação e requalificação das escolas de Aires, Águas de Moura, António Matos, Fortuna, Brejos do Assa, a segunda fase da ecopista de Pinhal Novo e a ciclovia de Quinta do Anjo, a requalificação da Estrada dos Quatro Castelos (1.ª fase) e a construção do Pavilhão Desportivo Coberto de Poceirão.

Matriz estratégica
Destaque ainda para o avanço de processos de matriz estratégica que congregam a participação dos agentes sociais e económicos locais, que potenciam o desenvolvimento social, a atracção de investimento e a criação de emprego. São disso exemplo a revisão da Carta Educativa, a discussão pública da revisão do Plano Director Municipal, a implementação da Estratégia Local de Habitação, a Operação de Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Palmela, a conclusão do POMAR – Plano Operacional Municipal para a Alimentação Resiliente ou a construção do Plano Local de Adaptação às Alterações Climáticas.

A CDU valoriza, também, a aposta no reforço dos processos de participação da população e dos trabalhadores do município como o «Eu Participo!», a partilha de responsabilidades na resolução de questões que não foram resolvidas pelo Governo, como a intervenção de natureza estrutural para evitar derrocadas nas encostas do Castelo, a Regularização da Ribeira da Salgueirinha e a Unidade de Saúde Familiar de Pinhal Novo Sul. Por seu lado, serão concretizados o novo posto para a GNR em Poceirão, o Pavilhão Desportivo para a Secundária de Palmela e a retirada do amianto nas EB 2,3 Hermenegildo Capelo, em Palmela, e José Maia dos Santos, no Pinhal Novo.

 



Mais artigos de: Nacional

Investimentos importantes para Loures e Sobral de Monte Agraço

Aprovado no dia 2 de Dezembro, o orçamento da Câmara Municipal de Loures (CML), no valor de cerca de 176,8 milhões de euros, contempla «um conjunto de importantes investimentos» em áreas como educação, saúde, ambiente, vias rodoviárias e infra-estruturas de saneamento. Bernardino Soares, presidente da autarquia,...