Números e factos do XXI Congresso

A ac­tual si­tu­ação sa­ni­tária levou a que o XXI Con­gresso do PCP ti­vesse cerca de me­tade dos de­le­gados que teria num pe­ríodo normal, de modo a que a sua dis­po­sição no Pa­vi­lhão «Paz e Ami­zade» res­pei­tasse as ne­ces­sá­rias normas de pro­tecção. Apre­sen­tando o re­la­tório da Co­missão de Ve­ri­fi­cação de Man­datos, Inês Zuber, do Co­mité Cen­tral, in­formou o Con­gresso da pre­sença de 618 de­le­gados. Destes, 27 foram ini­ci­al­mente eleitos como de­le­gados su­plentes e par­ti­ci­param no Con­gresso em subs­ti­tuição dos efec­tivos.

Nas 305 as­sem­bleias elec­tivas re­a­li­zadas foram eleitos 432 de­le­gados efec­tivos e 619 su­plentes. Dos de­le­gados efec­tivos, 399 foram pro­postos pelos res­pec­tivos or­ga­nismos de di­recção (92,4% do total), 22 pelas as­sem­bleias e 11 por fusão das pro­postas.

No que res­peita à com­po­sição so­cial do Con­gresso, es­tava as­se­gu­rada a ampla mai­oria de ope­rá­rios e em­pre­gados: 52% dos de­le­gados eram tra­ba­lha­dores da in­dús­tria e dos ser­viços. Quanto à com­po­sição etária, 80 de­le­gados ti­nham menos de 30 anos, 270 entre 31 e 50 anos, 162 dos 51 aos 64 anos e 106 ti­nham mais de 64 anos. A média de idades si­tuava-se nos 48,5 anos, tendo o de­le­gado mais novo 17 anos e o mais velho 84. As mu­lheres re­pre­sen­tavam 36% dos de­le­gados e os ho­mens 64%.

Do con­junto dos de­le­gados, 69 ti­nham ade­rido ao Par­tido após o úl­timo Con­gresso (re­a­li­zado em fi­nais de 2016) e 58 eram si­mul­ta­ne­a­mente mem­bros do Par­tido e da JCP. 60% eram di­ri­gentes de mo­vi­mentos e or­ga­ni­za­ções de massas (e 22,7% es­pe­ci­fi­ca­mente do mo­vi­mento ope­rário e sin­dical) e 37,9% eleitos em di­versos ór­gãos do poder local e cen­tral.

Já quanto à fase pre­pa­ra­tória do Con­gresso, ti­veram lugar 1700 reu­niões com cerca de 18 mil par­ti­ci­pantes. Foram pro­postas mais de 1400 al­te­ra­ções às Teses/ Pro­jecto de Re­so­lução Po­lí­tica, na mai­oria aco­lhidas na versão de­ba­tida – e apro­vada – no XXI Con­gresso.




Mais artigos de: Em Foco

Poderosa manifestação de determinação e confiança

CO­RAGEM O XXI Con­gresso do PCP, re­a­li­zado no fim-de-se­mana no Pa­vi­lhão «Paz e Ami­zade», em Loures, foi uma inequí­voca ex­pressão da de­ter­mi­nação dos co­mu­nistas em de­fender a li­ber­dade e a de­mo­cracia e am­pliar a luta pelos di­reitos dos tra­ba­lha­dores e do povo e por um País justo, de­sen­vol­vido e so­be­rano.

Relatório da Comissão Eleitoral

O Comité Central é o organismo que dirige a actividade do Partido no intervalo dos congressos, assumindo a responsabilidade de traçar, de acordo com a orientação e resoluções dos congressos, a orientação superior do trabalho político, ideológico e de organização do Partido. A proposta do...

Órgãos do Congresso e Mesa da Presidência

No início dos trabalhos do XXI Congresso do PCP, na manhã de sexta-feira, 27, foram eleitos os órgãos do Congresso e a mesa da presidência, todos por unanimidade. Publicamos em seguida a sua composição. Secretariado do Congresso: Alexandre Araújo, José Martins, José Monginho, Nuno Costa, Paulo Loya, Rui Braga....

Sobre as alterações ao projecto de Teses/Resolução Política

O Relatório da Comissão de Redacção, que está distribuído, contém uma informação sobre as alterações introduzidas nas Teses/Projecto de Resolução Política. A Proposta de Resolução que está submetida ao Congresso é o resultado de um intenso processo de debate colectivo que, desde a primeira...

Comité Central eleito no XXI Congresso

DE­MO­CRACIA O Co­mité Cen­tral do PCP foi eleito pelo XXI Con­gresso na sua 6.ª sessão, re­a­li­zada no sá­bado ao final do dia, por 602 votos a favor (98,5%), três votos contra e seis abs­ten­ções. O CC é com­posto por 129 ele­mentos, dos quais 19 não in­te­gravam o CC an­te­rior. As bi­o­gra­fias destes úl­timos estão es­critas a ne­grito.

Organismos executivos do Comité Central e Comissão Central de Controlo

DIRECÇÃO Na sua pri­meira reu­nião, re­a­li­zada no sá­bado à noite, o Co­mité Cen­tral eleito no XXI Con­gresso elegeu os or­ga­nismos exe­cu­tivos, a Co­missão Cen­tral de Con­trolo e o Se­cre­tário-geral. A Co­missão Po­lí­tica foi eleita por mai­oria com uma abs­tenção, o Se­cre­ta­riado e a Co­missão Cen­tral de Con­trolo por una­ni­mi­dade. O Se­cre­tário-geral do Par­tido foi eleito por mai­oria com um voto contra, sendo que o ca­ma­rada Je­ró­nimo de Sousa en­tendeu não votar na sua pró­pria eleição.

Saudações enviadas ao XXI Congresso

Ao contrário do que normalmente acontece, no XXI Congresso do PCP não estiveram presentes convidados, representações institucionais e delegações de partidos comunistas e outras forças revolucionárias e progressistas estrangeiras. O que não significa que o Congresso tenha lhes passado sido indiferente, antes pelo...