Órgãos do Congresso e Mesa da Presidência

No início dos trabalhos do XXI Congresso do PCP, na manhã de sexta-feira, 27, foram eleitos os órgãos do Congresso e a mesa da presidência, todos por unanimidade. Publicamos em seguida a sua composição.

Secretariado do Congresso: Alexandre Araújo, José Martins, José Monginho, Nuno Costa, Paulo Loya, Rui Braga.

Comissão Eleitoral: Armindo Miranda, Jaime Toga, José Capucho, Luísa Araújo, Manuela Pinto Ângelo, Margarida Botelho, Rui Braga, Vladimiro Vale.

Comissão de Redacção da Resolução Política: Ângelo Alves, Fernanda Mateus, Francisco Lopes, Jerónimo de Sousa, João Dias Coelho, João Frazão, Jorge Cordeiro, Jorge Pires, Paulo Raimundo, Pedro Guerreiro, Rui Fernandes, Vasco Cardoso.

Comissão de Verificação de Mandatos: Antónia Lopes, Belmiro Magalhães, Claúdia Varandas, Inês Zuber, João Pauzinho.

Mesa da Presidência: Secretário-geral, membros da Comissão Política e do Secretariado do Comité Central – Alexandre Araújo, Ângelo Alves, Armindo Miranda, Carlos Gonçalves, Fernanda Mateus, Francisco Lopes, Gonçalo Oliveira, Jaime Toga, Jerónimo de Sousa, João Dias Coelho, João Frazão, João Oliveira, Jorge Cordeiro, Jorge Pires, José Capucho, Luísa Araújo, Manuel Rodrigues, Manuela Pinto Ângelo, Margarida Botelho, Octávio Augusto, Patrícia Machado, Paulo Raimundo, Pedro Guerreiro, Rui Braga, Rui Fernandes, Vasco Cardoso, Vladimiro Vale; membros da Comissão Central de Controlo – Albano Nunes, Alice Carregosa, Armando Morais, José Augusto Esteves, Manuela Bernardino, Raimundo Cabral, Rosa Rabiais.




Mais artigos de: Em Foco

Poderosa manifestação de determinação e confiança

CORAGEM O XXI Congresso do PCP, realizado no fim-de-semana no Pavilhão «Paz e Amizade», em Loures, foi uma inequívoca expressão da determinação dos comunistas em defender a liberdade e a democracia e ampliar a luta pelos direitos dos trabalhadores e do povo e por um País justo, desenvolvido e soberano.

Relatório da Comissão Eleitoral

O Comité Central é o organismo que dirige a actividade do Partido no intervalo dos congressos, assumindo a responsabilidade de traçar, de acordo com a orientação e resoluções dos congressos, a orientação superior do trabalho político, ideológico e de organização do Partido. A proposta do...

Números e factos do XXI Congresso

A actual situação sanitária levou a que o XXI Congresso do PCP tivesse cerca de metade dos delegados que teria num período normal, de modo a que a sua disposição no Pavilhão «Paz e Amizade» respeitasse as necessárias normas de protecção. Apresentando o relatório da Comissão de Verificação de Mandatos, Inês Zuber, do...

Sobre as alterações ao projecto de Teses/Resolução Política

O Relatório da Comissão de Redacção, que está distribuído, contém uma informação sobre as alterações introduzidas nas Teses/Projecto de Resolução Política. A Proposta de Resolução que está submetida ao Congresso é o resultado de um intenso processo de debate colectivo que, desde a primeira...

Comité Central eleito no XXI Congresso

DEMOCRACIA O Comité Central do PCP foi eleito pelo XXI Congresso na sua 6.ª sessão, realizada no sábado ao final do dia, por 602 votos a favor (98,5%), três votos contra e seis abstenções. O CC é composto por 129 elementos, dos quais 19 não integravam o CC anterior. As biografias destes últimos estão escritas a negrito.

Organismos executivos do Comité Central e Comissão Central de Controlo

DIRECÇÃO Na sua primeira reunião, realizada no sábado à noite, o Comité Central eleito no XXI Congresso elegeu os organismos executivos, a Comissão Central de Controlo e o Secretário-geral. A Comissão Política foi eleita por maioria com uma abstenção, o Secretariado e a Comissão Central de Controlo por unanimidade. O Secretário-geral do Partido foi eleito por maioria com um voto contra, sendo que o camarada Jerónimo de Sousa entendeu não votar na sua própria eleição.

Saudações enviadas ao XXI Congresso

Ao contrário do que normalmente acontece, no XXI Congresso do PCP não estiveram presentes convidados, representações institucionais e delegações de partidos comunistas e outras forças revolucionárias e progressistas estrangeiras. O que não significa que o Congresso tenha lhes passado sido indiferente, antes pelo...